Saturday, February 02, 2013

Os cruzeiros há 32 anos nas páginas da REVISTA DE MARINHA

Umas das minhas paixões ligadas aos navios e ao mar desde muito jovem foi a REVISTA DE MARINHA, que comecei a comprar regularmente em 1970 e para a qual passei a escrever artigos a partir de 1980, tendo o primeiro sido publicado na edição nº 97 (2ª série) da REVISTA de MARINHA, de Janeiro de 1981.
Intitulado "Os cruzeiros turísticos", este primeiro artigo teve destaque de abertura da revista e foi muito bem aceite, tendo havido pessoas a telefonar ao então Director da RM, Cte. Gabriel Lobo Fialho, a perguntar "quem era o tal fulano Luís Miguel Correia"...
Na altura o Luís Miguel Correia era um jovem aluno da Escola Náutica e entusiasta de navios. Já fotografava a sério os navios no Tejo desde 1975 e inclusive já tinha diversos artigos publicados em revistas estrangeiras, na Inglaterra e na Suécia.
Este meu artigo descrevia a frota mundial de navios de cruzeiros, que na altura contava com um navio português, o FUNCHAL.
A maior parte dos navios referidos neste artigo ou já desapareceram ou estão com fim anunciado, caso do VISTAFJORD que com o nome actual de SAGA RUBY vai ser retirado do serviço a 7 de Janeiro de 2014.
Lembro-me muito bem de estar a escrever este artigo. Tinha então 24 anos e ainda vivia em casa dos meus pais. Foi escrito à mão e passado à máquina de seguida, de noite, na cozinha lá de casa, em cima da tábua de passar roupa a ferro...
Depois a sensação de ver o meu trabalho publicado foi muito gratificante e em resultado desta colaboração inicial fui convidado pelo Director da Revista para colaborar regularmente, com um ordenado de 5 contos mensais. O primeiro trabalho foi organizar o arquivo de fotografias...



Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: