Wednesday, April 24, 2013

Frota transatlântica portuguesa




Dois dos mais belos navios portugueses actuais: os porta-contentores CORVO e MONTE DA GUIA, atracados a Santa Apolónia no passado dia 22 de Abril de 2013. Ambos os navios operam nas carreiras regulares Continente - Açores dos armadores respectivos, a Mutualista Açoreana, que é a decana das navegações portuguesas contemporâneas, pois assegura as ligações com os Açores desde 1920, e a Transinsular, que navega nas mesmas águas desde 1985, tendo sucedido às empresas CTM (1974-1985) e Insulana (1871-1974). 
O MONTE DA GUIA foi construído na Alemanha (estaleiro Sietas) em 1995 e o CORVO em Viana do Castelo em 2007. O estaleiro alemão faliu entretanto e deixou-se de construir porta-contentores. Quanto a Viana, no caso de a Açoreana querer comemorar 100 anos de navegação com mais uma construção nova (o FURNAS embora robusto não está a rejuvenescer), será que ainda vai a tempo de recorrer a Viana do Castelo como fez com este CORVO e o anterior AÇOR B? 

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment