Friday, August 02, 2013

O DIA DO FUNCHAL


"- Hoje é o dia do FUNCHAL, é a festa do FUNCHAL", anunciou Rui Alegre, o novo armador do paquete a abrir a festa da inauguração do novo FUNCHAL reabilitado depois de três anos de Matinha, desespero e esquecimento.

O protagonista principal do evento foi o próprio FUNCHAL, cada dia mais bonito, de cujo tombadilho da piscina Rui Alegre foi recebendo os seus muitos amigos e convidados, num fim de tarde de 1 de Agosto tranquilo. 
É uma piscina renovada num espaço muito melhorado num espírito de "devolver a dignidade ao FUNCHAL" em que muito se tem empenhado a Portuscale Cruises.
O FUNCHAL encontra-se na doca nº 1 do estaleiro naval do porto de Lisboa, concessionado à firma Navalrocha, desde 3 de Junho. "É um navio novo, foi tudo renovado".
A festa incluiu uma pequena cerimónia a que presidiu o Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho, com a bandeira nacional a ser novamente içada à popa do paquete e um sacerdote católico a proferir uma oração e a abençoar o FUNCHAL.
Os trabalhos de reparação e modernização do FUNCHAL ainda não acabaram, mas o regresso ao mar está previsto para a próxima semana. Já foram gastos cerca de 10 milhões de  euros nesta reabilitação do mais interessante dos quatro navios da nova empresa. É que o FUNCHAL é isso mesmo, o FUNCHAL. Tem nome e alma e faz parte de inúmeros universos de boas recordações na vida de muitos milhares de passageiros que em cerca de 50 anos viajaram a bordo do navio. Esse espírito tão peculiar ao FUNCHAL foi entretanto descrito pormenorizadamente num livro intitulado FUNCHAL SER DO MAR, escrito pelas irmãs Baptistas, que foi apresentado e oferecido muito amavelmente aos convidados.
Foi a festa do FUNCHAL, a que não faltaram as vozes e o canto de Carlos Guilherme, Carlos do Carmo e Inês Santos.. Já de noite ainda houve fogo de artifício. 





Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 
Post a Comment