"- Hoje é o dia do FUNCHAL, é a festa do FUNCHAL", anunciou Rui Alegre, o novo armador do paquete a abrir a festa da inauguração do novo FUNCHAL reabilitado depois de três anos de Matinha, desespero e esquecimento.
O protagonista principal do evento foi o próprio FUNCHAL, cada dia mais bonito, de cujo tombadilho da piscina Rui Alegre foi recebendo os seus muitos amigos e convidados, num fim de tarde de 1 de Agosto tranquilo.
É uma piscina renovada num espaço muito melhorado num espírito de "devolver a dignidade ao FUNCHAL" em que muito se tem empenhado a Portuscale Cruises.
O FUNCHAL encontra-se na doca nº 1 do estaleiro naval do porto de Lisboa, concessionado à firma Navalrocha, desde 3 de Junho. "É um navio novo, foi tudo renovado".
Os trabalhos de reparação e modernização do FUNCHAL ainda não acabaram, mas o regresso ao mar está previsto para a próxima semana. Já foram gastos cerca de 10 milhões de euros nesta reabilitação do mais interessante dos quatro navios da nova empresa. É que o FUNCHAL é isso mesmo, o FUNCHAL. Tem nome e alma e faz parte de inúmeros universos de boas recordações na vida de muitos milhares de passageiros que em cerca de 50 anos viajaram a bordo do navio. Esse espírito tão peculiar ao FUNCHAL foi entretanto descrito pormenorizadamente num livro intitulado FUNCHAL SER DO MAR, escrito pelas irmãs Baptistas, que foi apresentado e oferecido muito amavelmente aos convidados.
Foi a festa do FUNCHAL, a que não faltaram as vozes e o canto de Carlos Guilherme, Carlos do Carmo e Inês Santos.. Já de noite ainda houve fogo de artifício.
4 comments:
hello dear friend,
what a wonderfull day, to be present at the restart of our beloved ms Funchal
she looks splendid and i sincerly hope
that one day i can go out sea
standing on her decks and enjoy life on my favourite ship in the world...
thank you
b. Joe
Boa noite.
Sou um patriota convicto e como tal digo que o que é português é bom, fui passageiro deste estandarte nacional, fiquei contente e "acompanhei" o restauro a partir do comboio nas docas secas. No entanto pergunto: Tendo em conta o simbolismo do navio, este ser uma montra do trabalho ali executado, Quão complicado terá sido pintar a zona preta do casco e a linha com o branco tão mal neste belo navio? È que parece ter sido pintado com uma esfregona... Pena.
Caro Gonçalo Matias,
No sector da indústria naval, nomeadamente na reparação, Portugal tem vindo a perder muito do que desenvolveu e conquistou durante décadas. A tragédia de Viana do Castelo é o exemplo mais actual, mas a realidade é comum a todos os estaleiros ainda de portas abertas. Apesar desta realidade, repare que a reparação do navio ainda não terminou, é natural que haja um retoque final da pintura do FUNCHAL.
Se perdemos muitos trabalhadores com experiência e knowhow valiosíssimos nas várias áreas da construção/reparação naval, seja emigrados para o Brasil, Médio Oriente, Europa etc, há que tentar recupera-los. Isso só será possível com condições aliciantes e por isso espero que surja um milagre também nos estaleiros e não só no investimento e recuperação da frota. Espero que o trabalho de pintura no exterior do casco leve os devidos retoques mas noto a chapa em algumas áreas muito "escavada" como que a precisar de ter levado "massa" antes da pintura.
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