Friday, August 02, 2013

O DIA DO FUNCHAL


"- Hoje é o dia do FUNCHAL, é a festa do FUNCHAL", anunciou Rui Alegre, o novo armador do paquete a abrir a festa da inauguração do novo FUNCHAL reabilitado depois de três anos de Matinha, desespero e esquecimento.

O protagonista principal do evento foi o próprio FUNCHAL, cada dia mais bonito, de cujo tombadilho da piscina Rui Alegre foi recebendo os seus muitos amigos e convidados, num fim de tarde de 1 de Agosto tranquilo. 
É uma piscina renovada num espaço muito melhorado num espírito de "devolver a dignidade ao FUNCHAL" em que muito se tem empenhado a Portuscale Cruises.
O FUNCHAL encontra-se na doca nº 1 do estaleiro naval do porto de Lisboa, concessionado à firma Navalrocha, desde 3 de Junho. "É um navio novo, foi tudo renovado".
A festa incluiu uma pequena cerimónia a que presidiu o Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho, com a bandeira nacional a ser novamente içada à popa do paquete e um sacerdote católico a proferir uma oração e a abençoar o FUNCHAL.
Os trabalhos de reparação e modernização do FUNCHAL ainda não acabaram, mas o regresso ao mar está previsto para a próxima semana. Já foram gastos cerca de 10 milhões de  euros nesta reabilitação do mais interessante dos quatro navios da nova empresa. É que o FUNCHAL é isso mesmo, o FUNCHAL. Tem nome e alma e faz parte de inúmeros universos de boas recordações na vida de muitos milhares de passageiros que em cerca de 50 anos viajaram a bordo do navio. Esse espírito tão peculiar ao FUNCHAL foi entretanto descrito pormenorizadamente num livro intitulado FUNCHAL SER DO MAR, escrito pelas irmãs Baptistas, que foi apresentado e oferecido muito amavelmente aos convidados.
Foi a festa do FUNCHAL, a que não faltaram as vozes e o canto de Carlos Guilherme, Carlos do Carmo e Inês Santos.. Já de noite ainda houve fogo de artifício. 





Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

4 comments:

joe buddha said...

hello dear friend,

what a wonderfull day, to be present at the restart of our beloved ms Funchal
she looks splendid and i sincerly hope
that one day i can go out sea
standing on her decks and enjoy life on my favourite ship in the world...

thank you

b. Joe

Unknown said...

Boa noite.

Sou um patriota convicto e como tal digo que o que é português é bom, fui passageiro deste estandarte nacional, fiquei contente e "acompanhei" o restauro a partir do comboio nas docas secas. No entanto pergunto: Tendo em conta o simbolismo do navio, este ser uma montra do trabalho ali executado, Quão complicado terá sido pintar a zona preta do casco e a linha com o branco tão mal neste belo navio? È que parece ter sido pintado com uma esfregona... Pena.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Caro Gonçalo Matias,

No sector da indústria naval, nomeadamente na reparação, Portugal tem vindo a perder muito do que desenvolveu e conquistou durante décadas. A tragédia de Viana do Castelo é o exemplo mais actual, mas a realidade é comum a todos os estaleiros ainda de portas abertas. Apesar desta realidade, repare que a reparação do navio ainda não terminou, é natural que haja um retoque final da pintura do FUNCHAL.

YaHWeH said...

Se perdemos muitos trabalhadores com experiência e knowhow valiosíssimos nas várias áreas da construção/reparação naval, seja emigrados para o Brasil, Médio Oriente, Europa etc, há que tentar recupera-los. Isso só será possível com condições aliciantes e por isso espero que surja um milagre também nos estaleiros e não só no investimento e recuperação da frota. Espero que o trabalho de pintura no exterior do casco leve os devidos retoques mas noto a chapa em algumas áreas muito "escavada" como que a precisar de ter levado "massa" antes da pintura.