Tuesday, October 08, 2013

BALMORAL em Lisboa


Imagens do navio de cruzeiros BALMORAL (43 537 GT, 1 400 passageiros, construído em 1988), da companhia Fred. Olsen Cruise Lines, registadas durante a saída de Lisboa, na tarde de 8 de Outubro de 2013, com uma luz magnífica, de Outono.

O BALMORAL é um velho amigo do Porto de Lisboa, que visita frequentemente, desde que entrou ao serviço no final da década de 1980, quando foi construído em Papenburg, Alemanha, para a companhia grega Royal Cruise Line como CROWN ODYSSEY (1988-1996). 
A Royal Cruise Line foi uma empresa grega de grande sucesso formada no início da década de 1970 por Pericles Panagopoulos, um armador que iniciou a sua experiência profissional no mundo dos cruzeiros na companhia Home Lines de onde saiu para criar a sua própria empresa. Em 1990 a RCL foi vendida ao grupo Kloster, que acabou por dar cabo desta empresa, à semelhança do que fez com a Royal Viking Line. Em 1996 o CROWN ODYSSEY foi transferido para a NCL - Norwegian Cruise Line alterando o nome para NORWEGIAN CROWN. 
Em Maio de 2000 seguiu-se nova transferência de operador dentro do grupo Kloster, desta vez para a Orient Line, que já operava com o MARCO POLO ex-ALEXANDR PUSHKIN. Em 2003 reverteu-se esta operação e o antigo CROWN ODYSSEY voltou à NCL com o nome NORWEGIAN CROWN que manteve até ter sido vendido em 2006 à Fred. Olsen, com entrega programada para o final de 2007.
De facto em Novembro de 2007 o navio foi entregue à Fred. Olsen passando a chamar-se BALMORAL, dentro da tradição desta companhia norueguesa de dar a todos os seus navios nomes iniciados pela letra "B". O BALMORAL foi de imediato entregue aos cuidados do estaleiro alemão Blohm & Voss para modernização e alongamento do casco, com uma nova secção central de 30 metros. O BALMORAL iniciou a sua actividade com as cores da Fred. Olsen na Primavera de 2008, sendo actualmente o mais moderno e maior dos quatro navios que compõem a frota desta empresa. 

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: