Tuesday, October 08, 2013

Patrulha CUANZA

Esta tarde quando aguardava pela saída dos navios de cruzeiros junto à barra do Tejo, vi o perfil distante de um CACINE a "fazer piscinas" próximo da bóia de espera ao largo da Baía de Cascais. Coisa rara dado que há muito tempo não observava um patrulha CACINE a navegar. 
Dos 12 patrulhas originais, já só três se encontram ainda no activo, mas nos últimos meses têm estado essencialmente em reparação. Por fim o pequeno navio da nossa Armada acabou por entrar a barra de regresso ao Alfeite. Era o CUANZA, com o seu número de amura P1144.
Sempre gostei dos CACINES, mas já deviam ter sido substituídos há muito tempo. Hoje, ao ver o CUANZA a navegar, não deixei de ter uma sensação algo estranha, relacionada com uma realidade subvertida onde nada parece ter lógica ou funcionar. E essa subversão da lógica tem custos elevados com o prolongamento da vida "útil" de navios obsoletos. E o CUANZA lá subiu a barra mais uma vez... A Marinha, claro, faz o que pode para bem servir. O problema é o desGoverno de Portugal.
Fotografias registadas a 8 de Outubro de 2013.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia


Post a Comment