Wednesday, March 19, 2014

Recordando a ZIM LINES

Quando me comecei a interessar por navios de passageiros, na primeira metade da década de 1960, desenvolvi uma simpatia especial pela ZIM, a companhia de bandeira de Israel, que na altura detinha uma frota de navios de passageiros modernos e muito bonitos.
O mais bonito e o maior de todos era o SHALOM, construído em França e entrado ao serviço em 1964 e do qual recordo a escala inaugural em Lisboa na viagem de entrega de St. Nazaire para Haifa, após a qual se repetiram muitas outras até à venda deste belo paquete para a Alemanha em 1967, quando passou a ser o segundo HANSEATIC (1967-1973).
A companhia ZIM antecedeu a formação do Estado de Israel em 1948 e depressa adquiriu uma frota de antigos navios de passageiros comprados em segunda mão, o mais significativo dos quais era o JERUSALEM, antigo BERGENSFJORD, que iniciou a linha Haifa -Nova Iorque para a qual foram construídos de raiz, em Hamburgo, os navios gémeos ISRAEL e ZION, de 10 000 TAB e capacidade para 320 passageiros, os quais foram os primeiros navos de passageiros dignos desse nome saídos de estaleiros alemães depois da tragédia da Segunda Guerra Mundial.
Seguiu-se a construção de outro par de gémeos, também em Hamburgo, o THEODOR HERZL e o novo JERUSALEM, que faziam as carreiras do Mediterrâneo, cruzeiros e viagens à América do Sul.
Em 1960 foi ainda construído em França o MOLEDET, igualmente para as linhas do Mediterrâneo.
Sendo um país evoluído e moderno, Israel foi dos primeiros a agir quando a operação de navios de passageiros passou a ser sinónimo de prejuízos, e em 1966 o ISRAEL e o ZION foram vendidos para Portugal, passando a ser os nossos ANGRA DO HEROÍSMO e AMÉLIA DE MELO.
Foram ainda construídos dois "cruise ferries" para Israel em 1964 e 1965, o BILU (depois baptizado com o nome DAN) e o NILI, construídos, o primeiro no estaleiro Cockerill em Antuérpia  e o segundo no Clyde pelo estaleiro Fairfield. Ambos passaram por Lisboa no início das suas carreiras e ambos acabaram na Grécia. Curiosamente, em 1966 o NILI esteve a fazer cruzeiros a partir de Miami fretado à companhia Arison Shipping Co., de Ted Arison, o qual em 1972 criou a Carnival Cruise Line.
A agência da Zim em Lisboa tinha escritório na Rua do Arsenal e uma das montras estava decorada com postais dos paquetes israelitas. Fartei-me de namorar essa montra e só muito mais tarde consegui os postais de todos os paquetes da Zim.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: