Monday, April 28, 2014

Navios de cruzeiros nos Açores



TEXTO E FOTOGRAFIA SOUTO GONÇALVES, DOMINGO 27 ABRIL 2014: No período de duas semanas, iniciado a 13 de Abril e que termina amanhã (28 de Abril), o Porto da Horta foi ou será escalado por oito navios de cruzeiros, a uma média aproximada de um navio em cada dois dias
Das 18 escalas previstas para 2014 praticamente metade é feita em Abril. O primeiro navio de cruzeiros a escalar o porto faialense em 2014 foi o MARCO POLO, a 10 deFfevereiro. Pouco mais de dois meses depois chegou o "gigante" NIEUW AMSTERDAM, a 13 de Abril e o ORIANA a 14. Passados três dias, a 17, estiveram na Horta o ISLAND SKY e o SEA CLOUD II. Anteontem chegou o DELPHIN e ontem o THOMSON DREAM. Hoje atracou o LE BOREAL e amanhã será o SILVER SPIRIT, ou seja, quatro escalas diárias sucessivas.
A grande maioria destes navios atracou no cais do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto da Horta. Apenas o NIEUW AMSTERDAM e o ORIANA fundearam no exterior dos molhes do porto.
Enquanto isto, só a 6 de Junho se avistará de novo em direcção ao Faial o próximo navio de cruzeiros, chamado EUROPA. Em Outubro virão cinco: BOUDICCA, AMADEA, BALMORAL, NG EXPLORER e NOORDAM. Antes, em Setembro, haverá uma escala, do "nosso" FUNCHAL e em Novembro duas, para encerrar o ano: PRINSENDAM e ARCADIA.
Como se pode observar é na primavera e no outono que mais navios de cruzeiros passam pelo Porto da Horta, num movimento que está associado às suas viagens de reposição entre um e outro lado do Atlântico nos destinos mais procurados por este tipo de segmento turístico, como são o Mediterrâneo e as Caraíbas.
Outros portos dos Açores também são escalados pelos navios de cruzeiros que atravessam o Atlântico, nomeadamente Ponta Delgada, recordista de escalas.
Os três portos do Pico em 2014 recebem 7 escalas de 6 navios (LE BOREAL na Madalena e no Cais). O primeiro foi o FRAM, que ancorou fora das Lajes, depois de ter passado ao largo da Madalena, onde deveria ter entrado de acordo com o mapa de escalas da Porto dos Açores, SA e por onde já passaram o  ISLAND SKY e o SEA CLOUD II. Faltam ainda o EUROPA e o AMADEA, destinados também à Madalena.
As Velas de São Jorge receberam o ISLAND SKY a 18 de abril, única escala de navios de cruzeiros naquela ilha em 2014.
Nota de L. M. Correia: não resisti a publicar, com a devida vénia, esta interessante notícia que copiei do portal FAIAL DIGITAL, a quem agradeço a qualidade e interesse da informação. Original aqui. O Porto da Horta e a generalidade dos portos doa Açores são um sonho para quem gosta de navios e do mar...

1 comment:

Souto Gonçalves said...

Obrigado pela referência.
Souto Gonçalves (Faial Digital)