Sunday, May 04, 2014

PROAS DO TEJO....


A manhã de Sábado, dia 3 de Maio de 2014 foi movimentada em termos .de chegadas de navios, com cinco navios de passageiros em viagens de cruzeiro (e não "cruzeiros" como a malta foleira agora diz) seguidos, mas espaçados o suficiente para evitarem fotografias de conjunto. 
Para além das fotografias mais formais dos navios propriamente ditos, registei alguns pormenores interessantes, e aqui vos deixo algumas proas. A do SEABOURN QUEST visitou o Tejo pela primeira vez.
O ARCADIA, que no início esteve destinado a ser o QUEEN VICTORIA da CUNARD, e que herdou desse desígnio primitivo um mastro igual aos QUEENS VICTORIA e ELIZABETH e uma chaminé muito parecida com as destes Cunarders "made in Italy", é o terceiro navio de passageiros da P&O que fotografo no Tejo com o mesmo nome desde 1975. Uma vantagem em andar nisto de fotografar navios há quase 40 anos.
Em conjunto com os paquetes, subiram o Tejo ao amanhecer diversos navios carga, todos porta-contentores e aqui, glória das glórias, registou-se a única presença de bandeira portuguesa da manhã, por sinal o navio de carga de maiores dimensões, o FUNCHALENSE 5, que seguiu apressado para o cais do Beato e nem meteu piloto. Para os fundamentalistas naturalistas ambientalistas locais e em geral todos os cidadãos anómalos que detestem navios, dedico a última imagem, como porta-contentores holandês VEERSEDIJK a perturbar a pacatez habitual do ambiente das nossas orcas. 
Navioooos foooora do Tejoooo jáaaaaaaaaaaaaaaáque Devolvam o rio às Orcas.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

No comments: