Saturday, May 10, 2014

A importância dos cruzeiros nas economias locais


Tenho andado a olhar para fotos de arquivo já com alguns anos e "agarrei" esta, tirada no Funchal a 1 de Janeiro de 2006, registando a entrada no porto do paquete AIDABLU (I), então a fazer cruzeiros regulares de Inverno nas Canárias e Madeira. 

Este navio já foi substituído há anos na frota da AIDA e agora opera na Austrália, os tempos mudam depressa no que toca aos cruzeiros e frotas respectivas. 
No caso da AIDA, entretanto a empresa aumentou a presença regular no Funchal, porto para onde tem canalizado semanalmente muitas centenas de passageiros, quase todos alemães. 
Os navios da AIDA são muito apreciados no Funchal, a sua presença reflecte-se no emprego e nos negócios locais e os beneficiados têm consciência disso e gostam dos navios, de tal forma que as escalas, ainda que sazonais, dos navios da AIDA no Funchal, criam um paralelo moderno com as escalas dos paquetes da antiga Union-Castle Line, os famosos "Castles" de casco cor de alfazema que tocavam no Funchal durante as suas viagens entre Inglaterra e a África do Sul. Eram escalas curtas mas apreciadas, diziam que se podia acertar o relógio pela chegada do "Vapor do Cabo", e sempre ficavam na Madeira alguns turistas, vendia-se artesanato...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment