Thursday, May 15, 2014

AÇORES na Praia da Vitória


No último quartel do século XX a frota de navios de pesca dos Açores sofreu um incremento importante, com a construção de numerosas unidades saídas do estaleiro Marimar, de Santo Amaro, na Ilha do Pico, caso do AÇORES, que fotografámos a 11 de Setembro de 2013 em seco na Praia da Vitória, semi-desmantelado.
Apesar da degradação física do abandono e destruição, são patentes nestas fotos do infeliz AÇORES, as linhas elegantes do casco, de madeira, revelando uma arte em vias de desaparecer, mesmo nos Açores.
O navio de pesca AÇORES foi construído em 1987 e acabado em Novembro desse ano, sendo então propriedade do armador Gregório Ferreira da Silva com registo na Horta. Com 156 toneladas de arqueação bruta e 30,70 metros de comprimento de fora-a-fora o AÇORES estava equipado com uma máquina principal Diesel Cummins de 497 kW, atingindo a velocidade de 11 nós.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

No comments: