Thursday, May 08, 2014

Lisboa e as Rainhas da Cunard

Na passada Terça-feira, 6 de Maio de 2014, o Porto de Lisboa e o terminal de passageiros de Santa Apolónia e Jardim do Tabaco viveram um dia de autêntica glória mundial com a escala simultâneo da frota completa de navios de passageiros da companhia Cunard Line.
Tratou-se dos três paquetes QUEEN MARY 2, QUEEN VICTORIA e QUEEN ELIZABETH, navios famosos e prestigiados mundialmente por cerca de 175 anos de história da Cunard (a comemorar em 2015) e por uma forte organização de imagem e marketing, reforçada desde que a companhia integrou o universo do grupo Carnival e promoveu a construção das Rainhas actuais, introduzidas em 2004, 2007 e 2010.
As três Rainhas da Cunard projectaram Lisboa num evento de grande mediatismo num dia em cheio, em que além dos QUEENs, estiveram em Lisboa os paquetes SILVER WHISPER, ROTTERDAM e RUBY PRINCESS trazendo à cidade mais de 13 000 turistas. 
O dia esteve magnífico proporcionando uma encenação ideal que a Cunard aproveitou para recolha de imagens promocionais num evento bem organizado, em colaboração com  a APL - Administração do Porto de Lisboa, MUNDOMAR - Cruceros (representante da Cunard para Portugal e Espanha) e a empresa GlobalSea Travel, de Lisboa, uma agência especializada na venda e divulgação de cruzeiros, lançada recentemente por Fernando Santos, que se vem notabilizando em Lisboa como "Cruise & Vacations Expert". 
A organização não podia ter sido melhor, afretando à Transtejo o catamarã FANTASIA que foi receber os CUNARDERS, em formação, de entrada junto à Barra do Tejo e durante a tarde permitiu acompanhar os navios levando a bordo convidados e jornalistas durante a largada conjunta dos QUEENs.
A visão logo, ao amanhecer, dos três QUEENs a entrarem a Barra do Tejo traduziu-se num espectáculo inesquecível e em algumas centenas de imagens dos paquetes em aproximação, a pilotar, a subir o rio e a atracarem ao terminal.
A assinalar este acontecimento efectuou-se uma cerimónia oficial num pavilhão montado propositadamente para o efeito no cais, que contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, dos Secretários de Estado do Turismo e dos Transportes, dos Comandantes dos três navios, da Administração da APL, e de numerosos convidados, os quais foram depois distribuídos pelos três navios a bordo dos quais almoçaram.
A largada, prevista para as 17H30, sofreu um atraso devido à chegada tardia de 4 autocarros com excursionistas do QUEEN MARY 2, que soltou as amarras cerca das 18H00 seguido dos outros dois navios, proporcionando um concerto de apitos magnifico e um desfile deslumbrante que atraiu às margens do Tejo milhares de curiosos.
A presença dos famosos QUEENs em Lisboa tem uma história com 50 anos e mais de 200 escalas: o primeiro QUEEN a vir a Lisboa foi o QUEEN ELIZABETH original (1940-1968), que esteve no Tejo pela primeira vez a 17 e 18 de Março de 1964, seguido do QUEEN MARY (1936-1967) a 31 de Março , 1 e 2 de Abril de 1964. Ambos vieram a Lisboa cada com 1200 passageiros. O Presidente da República foi convidado a visitar o QUEEN ELIZABETH onde foi recebido pelo Presidente da Cunard e almoçou a bordo com as mais altas individualidades da época. 
Curiosamente, na década de 1960 os velhos QUEENs fundeavam frente ao Terreiro do Paço e o movimento de passageiros era feito com recurso a Cacilheiros. Não havia em Lisboa cais com água suficiente para estes gigantes. 50 anos depois o progresso é significativo: temos um cais novo onde atracam os três QUEENs actuais em simultâneo, todos maiores que os antigos, e perspectiva-se um novo terminal em breve...
Datas das escalas inaugurais dos seis QUEENs em Lisboa

- QUEEN ELIZABETH de 1940 - 17 e 18 Março 1964 (Cruzeiro de Nova Iorque com americanos).

- QUEEN MARY de 1936 - 31 de Março a 2 de Abril de 1964 (cruzeiro da Páscoa com 1200 ingleses).

- QUEEN ELIZABETH 2 de 1969 - 28 de Abril de 1969 (visitou Lisboa cerca de 140 vezes incluindo nos cruzeiros inaugural em 1969 e final em Novembro de 2008).

- QUEEN MARY 2  de 2004 - 10 de Abril de 2004.

- QUEEN VICTORIA de 2007 - 24 de Dezembro de 2007.

- QUEEN ELIZABETH de 2010 - 15 de Outubro de 2010, no cruzeiro inaugural. 
Lisboa ficou mais bonita ainda por um dia a 6 de Maio com a presença da frota da Cunard. Que estes navios voltem a Lisboa e aos portos portugueses muitas vezes mais é o nosso desejo
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: