Saturday, October 04, 2014

A bordo do ATLÂNTIDA 01

"Pode embarcar quando quiser, a seguir ao almoço", referiu-me o Cte. Bastos, da Douro Azul, na véspera da viagem inaugural do ATLÂNTIDA. 
Na tarde de 30 de Setembro de 2014 o Luís Miguel Correia não falhou o embarque, curiosamente pela primeira vez no Arsenal do Alfeite. Já larguei e desembarquei por diversas vezes da Base Naval, mesmo ao lado, mas deste estaleiro foi a estreia.
Este embarque no ATLÂNTIDA tem um grande significado para mim. Como activista dos assuntos do mar em Portugal de longa data, representou o "desencalhe" feliz de um navio excelente caído nas malhas da mais rasca intriga política durante cinco anos. 
Como entusiasta de navios, esta viagem inaugural que é simultaneamente a última viagem do ATLÂNTIDA dificilmente se repete. É a mais exclusiva das viagens marítimas num navio de passageiros novo, apenas acessível a uma dúzia de convidados, uma espécie de TITANIC feliz que também só faz uma viagem mas não vai ao fundo. 
De facto o ATLÂNTIDA foi comprado por Mário Ferreira e a sua nóvel Mystic Cruises para renascer como navio de cruzeiros, com outra configuração, outro nome e uma vida futura digna.
Para um amante da fotografia de marinha desde 1970, o Arsenal do Alfeite e o Paquete ATLÂNTIDA  proporcionaram algumas imagens de rara beleza, algumas das quais aqui se partilham com quem mereça.
Fotografias originais de Luís Miguel Correia a bordo do ATLÂNTIDA no Alfeite a 30 de Setembro último.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 



No comments: