Sunday, October 05, 2014

DISCOVERY final call in Lisbon


The cruise ship DISCOVERY departing Lisbon on 30 September 2014 on her last call and final cruise.

Aspectos da última largada de Lisboa do paquete inglês DISCOVERY, na tarde de 30 de Setembro último. Tudo indica que o navio vá para a sucata aopós conclusão do presente cruzeiro, com rumores a circular indicando Aliaga, na Turquia, como o próximo destino deste paquete construído em Emden, na Alemanha, em 1971 por encomenda da companhia norueguesa Norwegian Cruiseships A/S, uma associação dos armadores Fearnley & Eger e Oivind Lorentzen.
O DISCOVERY chamou-se inicialmente ISLAND VENTURE e, com o seu irmão gémeo SEA VENTURE (mais tarde tornado famoso como PACIFIC PRINCESS) destinava-se a fazer cruzeiros semanais entre Nova Iorque e as Bermudas. Em 1972 o ISLAND VENTURE foi fretado à Princess Cruises em substituição do CARLA C, pasando a chamar-se ISLAND PRINCESS.
Quando a Princess Cruises foi comprada em 1974 pelo Grupo P&O este navio passou a ser operado pelos ingleses juntamente com o PACIFIC PRINCESS e o SUN PRINCESS ex-SPIRIT OF LONDON. Em 1999 o ISLAND PRINCESS passou a chamar-se HYUNDAI PUNGAK, passando a operar na Coreia do Sul, mas em 2001 regressou à Europa, tendo sido comprado pelo armador britânico Gerry Herrod, sendo imobilizado em Malta com o nome PLATINUM e depois modernizado na Turquia, quando se passou a chamar DISCOVERY. Na altura chegou a ser considerada uma utilização deste navio no Brasil pela Classic International Cruises de George P. Potamianos, e lembro-me de ver os planos do navio com a chaminé da CIC no escritório desta empresa na 24 de Julho em Lisboa, mas depois o negócio não se concretizou.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia



No comments: