Monday, October 06, 2014

Corveta F471 NRP ANTÓNIO ENES

Com o recente abate da JOÃO COUTINHO, a corveta ANTÓNIO ENES é uma das duas sobreviventes no activo das seis unidades da classe JOÃO COUTINHO, a outra é a JACINTO CANDIDO.
No dia 30 de Setembro tive oportunidade de fazer algumas fotografias à ANTÓNIO ENES que está a fazer uma grande reparação no Arsenal do Alfeite, orçada em mais de 8 milhões de euros, segundo dados publicados no Diário da República, e que parece nova com a pintura a brilhar. 
Pena não se conseguir dar este tratamento cosmético à JOÃO COUTINHO e torná-la um museu vivo, estes navios foram tão importantes para Portugal nas últimas quatro décadas. Um grande projecto do ilustre Almirante Rogério de Oliveira, a par do do Paquete FUNCHAL e de tantos outros navios que este Senhor nos proporcionou, como grande arquitecto naval do século XX.
Claro que se pode questionar a sensatez de gastar milhões em navios com mais de 40 anos que continuarão velhos e com cada vez mais limitações, mas é a nossa realidade, e a forma como tem decorrido a novela dos NPOs é parte das nossas próprias incapacidades. Por mais que nos esforcemos, há sectores em que não conseguimos atingir o patamar que precisamos e merecemos. Vão agora avançar em 2015 as construções do terceiro e quarto NPOs em Viana do Castelo, desejando-se sinceramente que corram bem. Oito anos entre a flutuação e a entrega à Marinha, como aconteceu recentemente com o FIGUEIRA DA FOZ é inaceitável.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: