Friday, October 03, 2014

O renascimento do ATLÂNTIDA

Acabo de regressar de Viana do Castelo em cujos estaleiros desembarquei de bordo do Paquete ATLÂNTIDA após ter feito no navio a sua viagem nº 1, do Alfeite para o norte. 
Foi uma experiência inesquecível, pelo navio, pela sua história atribulada e realidade física, pela dimensão humana de quem teve a visão e coragem de pegar no ATLÂNTIDA e desenhar um futuro digno para um navio muito bonito e único que ninguém quis durante 5 anos de desperdício, e ainda pelo meu regresso aos estaleiros de Viana que vim encontrar com nova vitalidade e quatro navios nas suas docas e cais e muita vontade de retomar a tradição da indústria naval local.
Regressei com muitas histórias para contar, nos próximos dias, aqui no Blogue dos Navios e do Mar.
Entretanto, como aperitivo, ficam algumas das 1200 imagens feitas nos últimos dias a bordo do ATLÂNTIDA.
De cima para baixo, as fotografias mostram o ATLÂNTIDA atracado ao estaleiro do Alfeite na tarde de 30 de Setembro de 2014, a última de mais de 1000 que este navio único passou esquecido e semi abandonado na margem sul do Tejo, com as máquinas em aquecimento e uma tripulação de 50 elementos e técnicos a fazerem tudo para tornar possível a largada para o mar em segurança.
A segunda imagem mostra a esteira do navio de regresso às suas origens e um novo futuro, a navegar ao largo da costa portuguesa a 1 de Outubro; no mastro principal, desfraldavam orgulhosas a bandeira da Douro Azul e, pela primeira vez, a bandeira da nova empresa Mystic Cruises.
A proa vista da ponte alta indicava o estado de abandono do navio nestes anos de incerteza, com a pintura a registar um lay up sem manutenção significativa, apesar da aparente grande qualidade que Viana imprimiu a este navio, com as pinturas a resistirem aos 5 anos de negligência. Na manhã de 2 de Outubro o ATLÂNTIDA regressou ao estaleiro onde nasceu e entrou em doca. Quando se fizer novamente ao mar, dentro de 1 ano terá novo nome a aspecto.
Ver aqui outras imagens e textos dedicados ao navio ATLÂNTIDA, cuja história vimos acompanhando desde o início, com a encomenda a Viana do Castelo...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

Manuel Bettencourt said...

Belas imagens Sr Luis M. Correia,

Fico à espera dos próximos artigos sobre o renascimento do navio.

Entretanto tenho umas perguntas a fazer, mas será em particular!

Cumprimentos e obrigado por partilhar as imagens com todos nós.

Manuel

Anonymous said...

Obrigado pelas imagens

Queremos mais!!
Fantástico trabalho!

Abraço