Tuesday, December 23, 2014

EMPRESA INSULANA


Segundo se comunicava no anúncio de prestígio inserido na Revista de Marinha de Janeiro de 1939, a Empresa Insulana de Navegação considerava-se "um grande factor de fomento e turismo nacional". Sendo a mais antiga era também a mais pequenas das grandes companhias de navegação portuguesas, mas durante 103 anos foi de facto um testemunho constante no mar, ligando o Continente às Ilhas, então com os "magníficos e modernos" paquetes LIMA e CARVALHO ARAÚJO, que ainda conheci bem, embora menos magníficos, velhos, mas lindos.
A Insulana acabou em 1974, mas da sua acção de fomento do turismo resta ainda o paquete FUNCHAL, encomendado por aquela empresa em 1959, e que se mantém um navio verdadeiramente magnífico, honrando a velha Insulana, as tradições marítimas portuguesas e os esforços recentes por parte do novo armador PORTUSCALE CRUISES.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: