Thursday, February 19, 2015

A propósito do iate R/S EDEN








Esteve arribado em Lisboa de 13 a 19 de Fevereiro de 2015 o iate-motor R/S EDEN, que me entretive a fotografar na doca de Alcântara.
Trata-se de um iate de recreio de dimensão relativamente pequena para a sua categoria, com cerca de 50 m de comprimento e 373 GT , com alojamentos para 11 passageiros e 9 tripulantes, equipado com 2 motores diesel Caterpiler.
Pelo seu aspecto exterior e linhas um pouco desequilibradas a parecer imitar os iates clássicos da primeira metade do século XX, pensei que se trata-se de uma construção recente, com design revivalista a imitar os originais mais antigos, mas de facto enganei-me, o EDEN tem uma longa história, pois foi construído em 1930 com o nome JANIDORE (1930-1938), alterando sucessivamente o nome para LEONORE (1938-1946), CARMAR II (1946-1955), LUISA II (1955-1966), NIKI I (1966-1972), PAGET (1972-1991) e FULMARA (1991-2007), designação que apresentava quando foi adquirido para remodelação num estaleiro de Bodrum, na Turquia, onde ganhou o aspecto actual.
É sem dúvida um belo iate, mas parece desenhado por uma criança, é demasiado alto em relação ao comprimento do casco, os mastro são relativamente baixos face ao conjunto e ficava melhor em termos estéticos que o mastro da proa fosse mais alto que o mastro grande (mastro da popa), mas possivelmente o objectivo do arquitecto naval responsável pelo aspecto do navio pretendeu mesmo proporcionar uma visão neoclássica, com a proa de clipper exagerada, etc... Nesse caso conseguiu o objectivo.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: