Saturday, March 14, 2015

Quem quer comprar paquetes?



Quem quer comprar navios de cruzeiros? As listas dos brokers apresentam muitos navios bem conhecidos para venda, com destaque para o paquete português FUNCHAL a par com os paquetes ISLAND ESCAPE e DEUTSCHLAND, entre outros, mas isso não quer dizer que os navios estejam de facto para venda nem que os valores mencionados sejam reais, pois muito do que se pode ler nesta área é atirado para o ar para ver se pega.  Há tempos o paquete EUROPA da Hapag-Lloyd apareceu num destes sites de brokers, por exemplo, por 160 ou 180 milhões de euros, já não me lembro bem, supostamente para venda, o que foi prontamente negado pela companhia armadora que não sabia de nada.
Dos navios referidos nesta tabela, ROYAL IRIS é o antigo EAGLE de 1971, o DELPHIN está parado na Croácia desde Setembro, o VERONICA é o antigo KUNGSHOLM / SEA PRINCESS / VICTORIA / MONA LISA. 
O PACIFIC chegou o mês passado a Alang e já está a ser desmantelado na India, já não poderá ser comprado por ninguém. Igualmente na India, imobilizado em Mormugão, está o QING, que era o ATLANTIC da Home Lines, vendido pela MSC como MELODY a interesses indianos para desenvolver uma linha de cruzeiros na India, propósito que não resultou.
Infelizmente o mercado de segunda mão para navios de passageiros com alguma idade e de pequena dimensão está extremamente anémico, para não dizer que se evaporou. Parte dos navios desta lista vai ter o mesmo destino do PACIFIC, antigo NORDIC PRINCE da Royal Caribbean, a sucata, mas espero que o nosso FUNCHAL encontre rapidamente ocupação com um qualquer contrato de fretamento, que poderá surgir a qualquer momento. A história do FUNCHAL é longa e o navio já passou por muitos momentos de incerteza, mas acabou sempre por ver assegurada a sua continuidde como navio português, de forma que hoje se tornou um símbolo da nossa ligação ao mar, apreciado neste caso por milhares de passageiros que ao longo dos anos têm viajado com agrado no Paquete FUNCHAL. 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment