Friday, April 24, 2015

AZORES vai passar a chamar-se ASTORIA

O paquete AZORES entrando em Lisboa ao amanhecer de 22 de Abril de 2015 com a chaminé decorada 
com o emblema do afretador Cruise & Maritime Voyages
 O navio de cruzeiros português AZORES que ontem (22-04-2015), fez escala no Tejo com passageiros britânicos, vai passar a chamar-se ASTORIA no final dos cruzeiros de Verão deste ano, acaba de anunciar a empresa Cruise & Maritime Voyages que afretou o AZORES à Portuscale Cruises em regime de casco nu por cinco anos e está a operar o navio no mercado britânico desde Janeiro último.
A nova designação do AZORES será décima primeira na longa história deste antigo paquete sueco reconstruído em Itália há 21 anos, que foi estrela na EXPO 98 em Lisboa e depois integrou  a frota da Classic International Cruises de George Potamianos em 2005.
A mudança de nome traduz uma espécie de suposta uniformização de nomenclatura na frota da CMV, que nasceu em 2009 para operar o navio MARCO POLO que anteriormente estava fretado à companhia alemã Transocean, a qual por sua vez foi mais recentemente adquirida pela CMV, que o ano passado comprou o navio ASTOR. 
O AZORES vai reviver o nome ASTORIA que foi utilizado pela Transocean de 2001 a 2008 quando o ASTOR original (construído em 1981 e actual SAGA PEARL II) se juntou ao segundo ASTOR (construído em 1986-87) ao serviço da operadora Transocean, de Bremen. Não é um nome propriamente com grandes tradições na marinha mercante alemã, ao contrário do que a escolha da CMV agora sugere, pois tudo resultou de um patrocínio de uma marca de cigarros alemã, "Astor" que em 1980 levou a que o paquete HAMONNIA, então em construção, alterasse o nome para ASTOR. De qualquer forma seria pior se a CMV se lembrasse de chamar ao AZORES por exemplo CMV 3, ou algo de semelhantemente desalmado.
O nome AZORES foi escolhido pela Portuscale Cruises em 2013 para dar aos quatro navios então adquirido uma nomenclatura portuguesa compatível com o nome do Paquete FUNCHAL.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment