Saturday, April 18, 2015

CCN na carreira do Brasil

Anúncio, inserido no Diário de Lisboa a 3 de Janeiro de 1954, da Companhia Colonial de Navegação, alusivo ao "serviço rápido de luxo" assegurado pelos novos paquetes portugueses SANTA MARIA e VERA CRUZ na Linha da América do Sul.
A carreira do Brasil era um sonho antigo do armador Bernardino Alves Correia, que esteve à frente dos destinos da Colonial de 1922 a 1957 e já em 1929, quando da compra dos navios de passageiros COLONIAL e MOUZINHO, pensara em meter estas unidades numa linha portuguesa para o Brasil que acabaria por concretizar dez anos depois.
O VERA CRUZ foi concebido em 1949 propositadamente para a carreira do Brasil e o projecto foi depois melhorado ligeiramente com a encomenda do SANTA MARIA, que se estreou em Novembro de 1953.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: