Saturday, April 18, 2015

Formas de navio


Esta semana tirei um dia de "pausa sabática" para explorar fotograficamente alguns pormenores de arquitectura naval incorporados no navio de passageiros MSC SINFONIA, que esteve em Lisboa a 16 e 17 de Abril de 2015, na sua primeira escala após modernização em estaleiro da Sicília que incluiu o aumento de comprimento do navio com uma nova secção central de 25 metros.
Estas fotografias denotam a simplicidade dos pavimentos exteriores e balaustradas do MSC SINFONIA, proporcionando o que podemos chamar de beleza funcional. Na imagem de cima as linhas e formas quase recriam o aspecto do Cais das Colunas, enquanto a imagem inferior destaca o corrimão de madeira envernizada, presente nos navios modernos desde sempre, como separador entre a nave e o Mar da Palha, imenso, ali ao lado, vazio de navios e vida marítima, apenas se assinalando nesse espelho azul um atrevido transbordador rápido em navegação do Montijo para o Terreiro do Paço. O revestimento que forra o pavimento imita a madeira, durante muitos anos utilizada e entretanto substituída por materiais artificiais mais leves e de longa duração e baixo preço. As riscas pretas são pintadas para emprestar o efeito tradicional dos convéses em madeira.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: