Tuesday, May 12, 2015

Cerimónia de boas-vindas ao BRITANNIA







Quando os navios de cruzeiros visitam o Tejo pela primeira vez é habitual proceder-se a uma pequena cerimónia de boas-vindas e troca de "placas" entre o Porto de Lisboa, o agente de navegação e as entidades oficiais, e o Comandante do navio visitante, cujo brilho varia muito em termos de navios, dado que os maiores e mais espalhafatosos criam maior interesse junto das entidades que normalmente vão a bordo. De qualquer maneira é sempre interessante, alguns comandantes são mais simpáticos que outros, conversa-se um pouco, depois costuma haver uma visita guiada pelos interiores da nave e de quando em vez, há convites para almoçar no paquete. 
Claro que também nestas cortesias marítimas as coisas já foram mais sérias e formais; na década de 1960, por exemplo, era frequente o navio visitante convidar o Presidente da República para uma visita a bordo, que depois incluía um verdadeiro séquito de oficialidades, ministros, gente muito importante e inteligente da época, etc..., e para receber estes ilustres todos, vinha muitas vezes o Presidente da companhia armadora até Lisboa e por cá fazia-se o mesmo, se numa viagem dos seus paquetes havia alguma recepção oficial a bordo, ia sempre um administrador da Companhia Colonial receber os convidados.
Em Lisboa tem havido muitas destas cerimónias, reflectindo por um lado o crescimento da importância do nosso porto na actividade de cruzeiros e o próprio desenvolvimento mundial do sector dos cruzeiros. Das mais recentes, destaque para a ocorrida a bordo do novo paquete BRITANNIA, da companhia P&O Cruises, acabado de construir em Itália no início deste ano e que fez a primeira passagem pelo Tejo a 8 de Abril. O Blogue dos Navios e do Mar esteve a bordo e registou a cerimónia em imagens, algumas das quais se apresentam por aqui.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: