Thursday, September 10, 2015

Portugal preto e branco


Imagem de autor desconhecido registando o aspecto da Ribeira Nova, no Porto de Lisboa, ao Cais do Sodré, na década de 1950, O local não está muito alterado fisicamente, a estátua do Cristo Rei foi concluída entretanto (1959) o mesmo acontecendo com a Ponte, inaugurada em 1966.
Dois aspectos a salientar nesta imagem: em primeiro plano a pobreza evidente da população, não fosse o tempo em que oficialmente as pessoas eram pobrezinhas mas felizes, muitas analfabetas, não era tudo assim, mas como dizia António Vieira, eram precisos muitos pobres para alimentar os ricos daqueles tempos a preto e branco. Em segundo plano, a vida marítima num Tejo portuário em movimento permanente. Conheci ambos estes aspectos da vida portuguesa na década de 1960. Nunca me conformei com as limitações imposta aos habitantes, tal como hoje sinto a falta dos navios e da vida marítima que mudou de forma inacreditável. A pobreza está a voltar tanto ao nível material como em espírito e isso é desnecessário e inaceitável. E claro precisamos de navios, nossos outra vez. Fica o desabafo.

Texto e imagens /Text and images copyright ,L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: