Sunday, October 11, 2015

CONSTITUTION e INDEPENDENCE


Os paquetes norte-americanos CONSTITUTION e INDEPENDENCE foram s mais importantes navios de passageiros da companhia American Export Lines, construídos a seguir à Segunda Guerra Mndial. Inicialmente era para ter sido construído um terceiro gémeo, o que não se concretizou e acabou por levar à compra do ATLANTIC em 1960 à American Banner Lines.

Conheci bem estes navios, que visitavam Lisboa e o Funchal com frequência e no Tejo eram agenciados pela casa Pinto Bastos. Foram retirados do serviço regula e cruzeiros em 1967 e 1968 e venddos os três ao milionário chinês C.Y. Tung, de Hong Kong. Com bandeira americana o INDEPENDENCE esteve em Lisboa pela última vez em Outubro de 1968 mas regressou em 1975 com o nome OCEANIC INDEPENDENCE, quando andou a transportar retornados de Angola de Walvis Bay para Lisboa.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment