Tuesday, November 17, 2015

Nevoeiro junto ao CAMPOLIDE


O Dia Nacional do Mar 16 de Novembro de 2015 foi marcado por um intenso nevoeiro no Tejo, o que não impediu a navegação fluvial e os Cacilheiros de continuarem nas suas travessias de sempre. 
Durante toda a manhã esteve a fazer a linha Cais do Sodré - Cacilhas o CAMPOLIDE, que fotografámos a meio do rio envolto em bruma e mais tarde já com alguma visibilidade. Uma alegoria climática à realidade do Mar em Portugal no que toca aos navios e à marinha mercante ou falta destes tão importantes elementos da economia do mar. Mas ninguém quer saber do assunto, até um dia..., esperemos.
Voltando ao CAMPOLIDE, trata-se de um dos navios de passageiros construídos em Portugal de 1980 a 1984 para reforço das carreiras fluviais no Tejo. Da série de 12 originais, ainda navegam creio que cinco, incluindo o CAMPOLIDE, penúltimo da serie, entrado ao serviço em 1983 e nascido na Foznave (Figueira da Foz).

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

No comments: