Thursday, February 04, 2016

Paquetes para a carreira do Oriente


O Despacho 100 de 10 de Agosto de 1945 contemplava a construção de dois navios de passageiros e carga para uma nova linha destinada a ligar Lisboa a Mormugão, Macau e Dili, a carreira do Oriente, que a partir de 1962 passou a ser a linha do Extremo Oriente. 

Operada pela Companhia Nacional de Navegação, esta carreira foi sempre deficitária, com os prejuízos cobertos parcialmente por subsídios do Estado. Os navios utilizados foram os paquetes gémeos ÍNDIA e TIMOR, construídos propositadamente em Sunderland, e entregues à CNN em 1951. Além da linha do Oriente estes paquetes fizeram também muitas viagens para África e fretamentos militares. 
O ÍNDIA foi vendido em 1971 e o seu irmão em 1974, ambos para a companhia Guan Guan Shipping de Singapura, tendo passado a chamar-se KIM ANN e KIM HOCH. Imagens amavelmente cedidas por Nuno Bartolomeu.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: