Thursday, September 01, 2016

Porto de Lisboa ao amanhecer


Durante décadas a quase totalidade dos graneis sólidos movimentados no Porto de Lisboa eram descarregados ao largo, principalmente nos fundeadouros do Mar da Palha, destacando-se os cereais e o carvão importados. A construção do terminal de graneis da Trafaria veio reduzir muito esta actividade em que participavam activamente as empresas dos grupos ETE e Socarmar, com as suas frotas de rebocadores, gruas flutuantes e batelões. 

Actualmente ainda se regista alguma actividade, principalmente graças à exportação de cimento pela Cimpor a partir de Alhandra. A carga a granel é carregada em Alhandra para os batelões da ETE que por sua vez são rebocados para Lisboa e descarregados ao largo, no Mar da Palha, para navios de carga a granel, infelizmente todos estrangeiros. É uma actividade que desperta com o nascer do sol, como hoje - 31 de Agosto - aconteceu: logo à alvorada já seguia a grua flutuante VIGOROSA rebocada pelo AJAX para atracar por estibordo do navio de carga DOMINICA (segunda imagem). Por bombordo pode ver-se a grua PODEROSA. O navio DOMINICA entrou no Tejo a 30 de Agosto procedente de Aveiro e largou a 31 ao final da tarde com destino a Ponta Delgada, São Miguel. 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: