Monday, October 03, 2016

Porta-contentores INSULANO (II)



Antigo navio porta-contentores INSULANO da Transinsular. Foi construido em Hamburgo, Alemanha, pelo famoso estaleiro Sietas, em 1980 e foi desmantelado no dia 9 de Janeiro de 2014, vendido por uma empresa na Indonésia ao fim de 34 anos de actividade, em que teve todos estes nomes: ESTECLIPPER (1980-82), MEDITERRANEAN EAGLE (1982), ESTECLIPPER (1982-83), KARTHAGO (1983-85), ESTECLIPPER (1985-89), INSULANO (1989-97), SUNNY ONE (1997-2003), FLAMINGO (2003-05) e SURYA SENTOSA (2005-14).
O INSULANO ex-ESTECLIPPER tinha 113,11 metros de comprimento, 19,05 metros de boca, 7,24 metros de pontal, e 6,43 metros de calado. Tinha 4,920 toneladas de arqueação bruta.
Este INSULANO foi o segundo com este nome a integrar a frota inicial da TRANSINSULAR, quando se renovou a frota de navios de carga ao serviço das Ilhas, a partir de 1986. Primeiro foram comprados os gémeos ATLANTIS e INSULAR (I), de construção chinesa, e entretanto o mercado cresceu tão depressa que os navios principais da carreira Açores Expresso foram substituídos por outros dois porta-contentores de maior capacidade, o LUSO e este INSULANO (II). Fui eu quem lhes deu os nomes, por sugestão à administração da empresa, e consegui que, em vez de nomes de personalidades sem tradição na nossa Marinha Mercante, se utilizassem os nomes dos antigos vapores da Insulana, de cuja frota o ATLÂNTICO e o INSULANO foram os primeiros paquetes. O nome ATLÂNTICO não foi autorizado em 1986 e então o navio ficou ATLANTIS...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

CAP CRÉUS said...

Ainda "dei umas voltas" neste Insulano.