Tuesday, March 07, 2017

Emigrar a partir de Alcântara: 1950


A emigração sempre foi uma constante da sociedade portuguesa, corolário de um País tradicionalmente injusto em que a pobreza resultou de múltiplos factores económicos e sociais, deixando como aparente saída a fuga para a frente, que em 1950 se traduzia em arranjar passagem para o Brasil e partir, quantas vezes rumo ao desconhecido e a diferentes formas de pobreza e discriminação. 
Acto pleno de audácia e de coragem, embarcar rumo ao Novo Mundo, por volta de 1950, alimentava um fluxo de milhares de passageiros, cerca de 15 mil, que levavam diversos armadores estrangeiros e desviarem os seus navios para Lisboa, onde enchiam as cobertas, sucedâneas das velhas formas de "steerage-class", mas pouco melhores: camaratas, que podiam levar até 60 pessoas nalguns navios, separadas por sexos, claro está. 
Antes de deixarem a terra firme que lhes negava condições de uma vida digna, os emigrantes portugueses eram sujeitos a um último vexame: a inspecção da Guarda-Fiscal, como regista a imagem, num Portugal demasiado cinzento para os dias de hoje. 
Embora muitas injustiças se não tenham desvanecido entretanto, o mundo mudou para muito melhor. Oxalá saibamos conservar as liberdades fundamentais, que a liberdade de ver navios à vontade já conheceu melhores tempos. Fotografia da colecção Luís Miguel Correia registada em 1950 por N. de Gröer. O cais é o da Gare Marítima de Alcântara, o navio, o paquete GIOVANNA C, um dos primeiros da companhia italiana Costa.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

No comments: