Wednesday, March 01, 2017

Porto de Lisboa: Ambiente Portuário e Marítimo


Num outro tempo em que o Tejo se fotografava essencialmente a preto e branco, os navios enchiam o rio e os cais e docas do Porto de Lisboa. Esta imagem, de 1959, mostra uma fragata ao costado do  cargueiro francês PIERRE L.D. em actividade de carga ou descarga a meio do Tejo, frente ao cais da Rocha do Conde de Óbidos, a cuja muralha se pode ver acostado o grande paquete português VERA CRUZ, em preparativos para mais uma das suas viagens regulares ao Rio de Janeiro e Santos, com escalas no Funchal, São Vicente, Recife e São Salvador de Baía. 
Os grandes paquetes da Companhia Colonial eram um regalo para a vista de quem olhava a cidade a partir do rio ou mesmo da margem sul.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 
Post a Comment