Friday, March 17, 2017

Escola Náutica homenageia Capitão Marques da Silva

O Capitão da Marinha Mercante António Marques da Silva vai ser homenageado pela Escola Náutica Infante D. Henrique na próxima Quarta-feira, 22 de Março.
Além de ser um dos mais distintos oficiais e capitães da MM portuguesa do século XX, quando se preconizou o "Regresso ao Mar", que entretanto depois se dissipou ingloriamente nestas últimas décadas de desmaritimização, o Senhor Capitão Marques da Silva foi um ilustre professor de Marinharia na Escola que o vai agora homenagear. Tive o privilégio de o ter como Professor e passados já uns bons anos, retenho a experiência como a mais instrutiva e gratificante, numa dinâmica que ao longo dos anos evoluiu numa amizade muito especial. Devo muitos conhecimentos a este Capitão da MM que sabe ensinar, é um artista multifacetado, autor de livros fundamentais e um ser humano de primeiríssimo plano. 

O exemplo do Senhor Capitão Marques da Silva dá-nos alento para continuar a luta pelo reconhecimento do mar como factor determinante da nossa realidade, com navios e muitas navegações, como as que na sua longa carreira o homenageado efectuou, em paquetes como o velho LIMA da Insulana, nos lugres da Parceria, em especial o seu GAZELINHA, em navios de carga geral ou nos porta-contentores da saudosa ECONAVE, de onde voltou ao CREOULA cuja renovação e adaptação a navio-escola dirigiu brilhantemente. Parabéns, Senhor Capitão.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeitem o meu trabalho, se descarregarem imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: