Sunday, March 12, 2017

Novo armador da Marinha Mercante: Tsl -TEJO SHIPPING LINES






Contrariando a tedência que se tem sentido em Portugal desde há demasido tempo, foi agora constituída, a 20 de Janeiro último, pela ARKON Shipping Portugal, uma nova empresa de navegação vocacionada para o transporte de carga seca na chamada “short  sea trade” - cabotagem europeia, privilegiando-se o Mediterrâneo, Norte da Europa e Báltico, Atlântico Norte e Norte de África como áreas de actuação. 
A nova empresa chama-se Tsl – Tejo Shipping Lines, tem escritório no Cais do Sodré, em Lisboa e adquiriu já os dois primeiros navios: TEJO BELÉM ex-CHAVES, e TEJO ALGÉS ex-PARMA, ambos com bandeira portuguesa (Madeira), e tripulações portuguesas. 
O TEJO BELÉM foi adquirido a 25 de Janeiro último, encontrava-se em Lisboa desde 23 de Dezembro de 2016 e é o último navio da frota da Naveiro a ter sido vendido, depois de ter operado nos últimos tempos sob orientação da empresa SEAMASTER, do armador Rui Cóias. Foi construído em 2009 com o nome CHAVES, fazendo parte de 5 unidades gémeas construídas expressamente para a entretato falida NAVEIRO. O TEJO BELEM ex-CHAVES, tem 2956 GT e 4624 TDW. 
O TEJO ALGÉS foi adquirido em Roterdão a 2 de Março último a interesses alemães. Data de 2001, tem 2999 GT e 4247 TDW. 
A Tejo Shipping Lines acaba de arrancar com a sua actividade, com a saída de Lisboa do TEJO BELEM, na tarde de 10 de Março de 2017, com destino a Setúbal, onde está a carregar com destino a Amesterdão. o que se traduz numa boa notícia para a Marinha Mercante portuguesa, que assim retoma uma participação nos tráfegos de cabotagem europeia em que estava afastada desde 2013.
Fotografias de Luís Miguel Correia registadas em Lisboa a 7 de Março de 2017.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: