Sunday, March 12, 2017

Porta-contentores LAGOA ex-AÇÔR C

O dia 9 de Dezembro de 2016 foi de festa no estaleiro da Rocha em Lisboa, pelo 80.º aniversário do Grupo ETE a que não faltou um navio de carga da Transinsular, neste caso o LAGOA, que esteve atracado na Ponta da Rocha, num espaço habitualmente ocupado pelo MAR PORTUGAL, que então se mudou para a Doca de Pedrouços por um dia.
As imagens que apresentamos do LAGOA foram registadas nessa tarde. Reparámos que o navio tinha a bandeira da companhia içada à japonesa (na carangueja em vez de no mastro principal ou na respectiva verga de sinais, como é mais comum na Marinha Mercante Portuguesa). À popa, o porto de registo (Madeira) devia estar pintado em letras um pouco menores que o nome do navio). 
O LAGOA foi construído em Viana do Castelo como AÇÔR B para a Mutualista Açoreana e vendido à Transinsular na sequência da entrada ao serviço do CORVO, em 2007 , juntando-se ao seu gémeo SETE CIDADES. Tanto LAGOA como SETE CIDADES são nomes tradicionais da antiga Companhia de Navegação Carregadores Açoreanos, com os penúltimos navios com esta designação comprados pela Insulana (pouco antes da integração nesta empresa dos Carregadores), e depois integrados em 1974 na CTM.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment