Tuesday, October 24, 2017

Batelão BARROCA


Uma preciosidade, provavelmente em vias de extinção, o batelão-motor BARROCA permanece, silencioso e imobilizado, atracado ao cais sul da Doca de Alcântara. 
Construído em São Jacinto em 1948, o BARROCA destinou-se desde o início ao abastecimento de água doce à navegação no porto de Lisboa, primeiro como propriedade da Lisbon Fresh Water Company, e mais recentemente registado em nome da AGUANAVE - Sociedade Abastecedora de Navios, Lda. Esta empresa, ao que consta, terá falido, e o futuro do BARROCA não é o mais animador.

Com a desmaritimização a fazer a sua acção demolidora também no Tejo, o BARROCA é o último exemplar de embarcações auxiliares destinadas a serviço de batelão da água. A água é a água do Talaminho, com fama merecida, pela sua qualidade. Entretanto, o BARROCA é uma beleza, com os seus rebites e pormenores de arquitectura naval de um passado já esquecido. Vamos acompanhar a sua sorte. Fotografias efectuadas a 23 de Outubro de 2017.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment