Monday, July 15, 2019

Três CREOULAS: cada um com a sua sorte

Portugal e a sua suposta ambição de reinvenção do mar precisa de navios, e de cultura marítima. Têm de ser as pessoas a gostar de navios e do mar. Gente comum. Para isso tem de haver contacto com o mar, de preferência vivido num navio. 
Poucos navios terão contribuído tanto para levar as pessoas a experimentar o mar nas últimas décadas entre nós como o CREOULA, o famoso lugre propriedade do Estado Português (Ministério da Defesa) que infelizmente se encontra parado no Alfeite por razões técnicas - precisa de reparações e manutenção que pelos vistos ainda não foi possível concretizar. 
Não há dinheiro para o CREOULA?

O CREOULA não vive possivelmente o seu melhor momento. Mais sorte aparenta o seu irmão de berço e desenho SANTA MARIA MANUELA, que depois de muitas incertezas e sofrimento, renasceu há anos e recuperou traça e dignidade, sendo em 2019 o único grande veleiro português operacional. Um belo navio o MANUELA.


O CREOULA e o SANTA MARIA MANUELA são gémeos, dois cisnes dos mares, mas para a fotografia ficar completa falta devolver vida e utilidade ao terceiro lugre da série, o ARGUS de 1939, por muitos anos o mais famoso dos três, e que aguarda na Gafanha da Nazaré ser reconstruído como o foi o MANUELA.
Tenho há muitos anos o sonho de ver e fotografar os três CREOULAS juntos no mar. Será que vou ficar o resto da vida a sonhar com cisnes impossíveis?
Fotografias originais de Luís Miguel Correia.Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

No comments: