Tuesday, July 16, 2019

Há navios desajeitados e feios














«Era um navio desajeitado e feio, sem grande individualidade nem características notáveis.» Assim se referia ao cargueiro LUANGO, da antiga Companhia Colonial, o Comandante Carlos de Amorim Loureiro, num artigo publicado pelo Jornal da Marinha Mercante em 1948, a propósito do anúncio de autorização de venda de diversos navios mercantes (NYASSA da Nacional, GUINÉ, JOÃO BELO e LUANGO da Colonial), entretanto substituídos pela nova frota do Despacho 100.

Hoje lembrei-me das palavras do Cte. Amorim Loureiro ao ver entrar um navio de carga cujo aspecto inestético se enquadrava na descrição com que início este texto: trata-se do navio de carga cipriota MSM DOURO ( que significará a sigla MSM, por exemplo, pesquisei sem conseguir descobrir). O navio da fotografia, tirada perto da Barra do Tejo a 15 de Julho de 2019, é um cargueiro utilizado numa carreira regular entre Lisboa e São Tomé, ao serviço da companhia holandesa SUPERMARITIME GROUP. Enfim, alguém tem de abastecer as ilhas por aí.
O Capitão de Mar e Guerra Carlos de Amorim Loureiro era um Oficial de Marinha do tempo do Estado Novo, isto é, do tempo em que se dava importância à necessidade de Portugal deter navios. Para além das funções oficiais inerentes, o Cte. Amorim Loureiro tinha uma particularidade invulgar: gostava de navios mercantes, que fotografou de forma primorosa ao longo de toda a sua vida (há muitos anos comprei um lote de fotografias PB preciosas que depois identifiquei como sendo dele, pela caligrafia no verso a lápis, e por os negativos fazerem parte da colecção do Museu de Marinha), e escrevia sobre navios, artigos muito interessantes, e alguns livros. Faleceu na década de 1960, o seu trabalho, de grande qualidade, bem merece mais divulgação e estudo.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: