Tuesday, March 03, 2020

Géneros e Mares


Como apreciador da simplicidade natural do que nos rodeia ou vamos construindo, (ou alguém nos impõe) confesso que a paciência é pouca para os jogos actuais do politicamente correcto. Gosto tanto de navios e do mar como de livros e há sempre alguns à minha volta, para além daqueles que estou a inventar a cada dia.


Estou a ler BREVIÁRIO MEDITERRÂNICO um daqueles livros que me seduziu ao primeiro folhear e não me está a desiludir. É um daqueles livros obrigatórios e assenta como uma maravilha no meu antigo encanto pelo Mediterrâneo. 

O Autor (Predrag Matvejevitch) em dada altura - no Glossário - discute a questão de Género acerca do Mar. Pertinente. Para nós e para os italianos Mar é masculino, para os Franceses é feminino, e por aí fora. Para mim, o Mar é mais que todos os géneros que se lhe possam associar. É um espaço quase infinito e imprevisível. É também um símbolo da mediocridade dos portugueses, dado que se continua a virar as costas para lá das praias em que molham o pé. 
Falha a cultura marítima que abra horizontes para além do horizonte a partir das praias. Tudo o resto, os discursos oficiais, as poucas práticas no domínio da economia marítima, são fantasias infelizes com raras e importantes excepções. 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: