A Mala Real Inglesa (Royal Mail Steam Packet Company e Royal Mail Lines) foi uma das mais importantes companhias de navegação a ligar o Reino Unido, a Europa e as Américas, com os seus paquetes famosos - o RMS CLYDE foi o primeiro, em 1841 - tendo mantido uma presença regular no Tejo de 1851 a 1971.
Da frota de navios de passageiros, destacavam-se os navios da classe A, o primeiro dos quais foi o ARAGON (I) (1905-1917), registando-se no total 15 navios de quatro gerações.
Os primeiros formaram um grupo de 9 unidades, entradas ao serviço de 1905 a 1914, tendo sido construídos mais dois em 1925 e 1926, os gémeos ASTURIAS (II) e ALCANTARA (II), ambos de 22000 toneladas de arqueação bruta, a que se seguiu o mais famoso de todos, o ANDES (II) de 1939. Em 1959 e 1969 foram construídos os últimos 3 "Ás", AMAZON, ARAGON e ARLANZA, que fizeram a carreira do Brasil, Uruguai e Argentina até 1969, enquanto o ANDES se manteve como navio de cruzeiros até Maio de 1971.
O anúncio refere-se aos últimos "Ás" e data de 1965. A ilustração é um postal editado pela Mala Real, com o ALCANTARA no Funchal, pintado por Kenneth Shoesmith, artista e antigo oficial nos navios da companhia, que produziu inúmeras ilustrações para o departamento de publicidade da Royal Mail, até ao seu falecimento em 1939, com 50 anos.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
No comments:
Post a Comment