Monday, June 06, 2022

Cacilhas a espreitar o Tejo


























No Tejo, a espreitar Cacilhas, e a fotografar novas perspetivas deste Porto de Lisboa, imenso, que não me canso de amar. 
Esta fotografia, de 2 de Junho de 2022, foi tirada do Mar da Palha e dá uma visão de Cacilhas atual, com o seu Farol decorativo, vermelho, com a pintura desprezada. A Câmara de Almada parece já ter tido mais entusiasmo pela sua maritimidade fluvial do que hoje. A APL cada vez tem menos votos nestas matérias. 
A marcar os cais do Ginjal, nota-se, atracado, um Cacilhense, um dos três sobreviventes operacionais da classe CACILHENSE, que hoje mantêm a carreira Cacilhas - Cais do Sodré, quando não estão avariados. O SINTRENSE, o SEIXALENSE e o CAMPOLIDE. 
Mais perto do Farol, imagino a silhueta do LISBONENSE ou do ALMADENSE, concebidos para dar continuidade ao serviço ferry, para passageiros e viaturas, para o Cais do Sodré, que pouco durou, por expulsão camarária, com um dos ferries a passar a fazer poiso em Belém e na Trafaria. Ficou um terminal novo no Cais do Sodré, vazio e por ter uso útil. 
Olhando para a fotografia, à esquerda, destaca-se o edifício do Clube Naval de Almada, que usa um terminal novo, feito em tempos para melhorar as ligações cacilheiras, e que pouco tempo durou, como tal. A coisa pública é sempre desvalorizada.
Cacilhas é uma terra curiosa, cheia de personalidade, que nunca perdeu o cunho popular antigo e o ambiente de lugar de passagem. Andam a fazer obras cosméticas nos passeios, mais umas, e nunca mais as acabam.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: