Monday, November 24, 2025

Cacilheiros novos e velhos




















As carreiras fluviais entre Lisboa e a margem Sul do Tejo transportando passageiros e bens diversos são de origem remota no tempo, não fossem os nossos Cacilheiros um dos mais antigos transportes públicos do Mundo.
No século XIX a propulsão à vela deu lugar ao vapor, de forma gradual. Os primeiros anos do século XX trouxeram as primeiras embarcações para viaturas e em 1975, com a constituição da Transtejo, deu-se uma revolução na organização e qualidade do serviço.
Hoje há carreiras desde Lisboa (Cais do Sodré e Terreiro do Paço) com Barreiro, Cacilhas, Montijo, Porto Brandão, Seixal e Trafaria, e a frota acaba de ser modernizada com 10 novas unidades de propulsão elétrica, feitas em Espanha, cuja presença começa a sobressair no Tejo, tal como aconteceu em 1982-84, quando foram introduzidos os 12 cacilheiros das classes CACILHENSE e MONSANTO, de que já só restam poucas mas esforçadas unidades. Na fotografia de abertura, o SINTRENSE cruza-se com o PRÍNCIPE DA BEIRA, anteriormente o MONTES CLAROS, a segunda imagem ilustra o PERNA VERDE. 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: