Logo após a compra da Holland America Line pelo grupo Carnival, foi encomendada a estaleiros italianos uma série de navios de passageiros, cuja primeira unidade seria o STATENDAM, atual VASCO DA GAMA da Mystic Ocean Cruises. O MAASDAM fez parte da série, constituída por quatro navios e entrou ao serviço em 1993.
Em 2022 o MAASDAM, então batizado como AEGEAN MYTH, foi vendido a interesses franceses e modernizado, passando a integrar uma nova empresa, a Compagnie Francaise de Croisières, com o nome RENAISSANCE, homenageando o navio homónimo de 1966 da Paquet, e cores tradicionais francesas (primeira imagem).
O arranque de uma empresa de cruzeiros com um navio único, de segunda mão é hoje uma aventura difícil, face ao poder hegemónico dos grandes operadores internacionais de cruzeiros e aos custos elevados. O arranque da operação do RENAISSANCE foi difícil levando a uma associação com a companhia britânica Ambassador Cruise Line, o que se traduziu na alteração das cores do RENAISSANCE (segunda fotografia), as duas fotografias foram feitas por mim em Lisboa. Prefiro a primeira.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia


No comments:
Post a Comment