Friday, April 14, 2006

Memória Marítima: a capela do PÁTRIA


Notícia publicada na edição nº68 - Fevereiro de 1948 - de O JORNAL DA MARINHA MERCANTE, de Lisboa.

O sr. Cardeal Patriarca de Lisboa inaugurou a capela do paquete “Pátria

O novo paquete da C.C.N. recebeu a visita do sr. dr. Manuel Gonçalves Cerejeira, Cardeal Patriarca de Lisboa, que se fez acompanhar dos senhores Bispos de Helenopole e de Vatarba e padres Frederico Marques e José Maria.
Ao cimo da escada do portaló foi acolhido pelo sr. Bernardino Corrêa, Presidente do Conselho de Administração e mais administradores da C.C.N. Sua Eminência e a sua comitiva, após uns momentos de permanência no salão de honra, percorreu demorada e atentamente todas as dependências do navio, desde a ponte do comando, onde observou o seu actualizado equipamento, até às classes mais modestas, tendo-se interessado pelo alojamento proporcionado aos emigrantes.
No paquete foi instalada uma capela, já depois de o navio ter chegado a Lisboa. A sua utilização estava dependente desta visita de Sua Eminência, que muito apreciou a sua disposição e os motivos que a embelezam: um painel expressamente pintado para a decorar e alguns trabalhos em ferro forjado, artisticamente manipulados por um artista de nacionalidade russa há muitos anos domiciliado em Portugal.
Embora sem qualquer acto litúrgico a capela foi dada como inaugurada após a visita do Chefe da Igreja católica portuguesa.
“Este barco é um símbolo – disse o Cardeal Cerejeira. Vi-o entrar nas águas do Tejo, embandeirado ao som das aclamações. Era um dia de glória para o “Pátria” e para a Pátria”.

No comments: