Friday, September 10, 2010

Desmantelamento de guindaste histórico em Lisboa



O velho guindaste de 25 toneladas de elevação era o último a erguer-se orgulhoso de um passado de labor naval, ali mesmo a espreitar a Avenida 24 de Julho, entre a Rocha do Conde de Óbidos e Santos.
Fora construído em 1966 pela firma portuguesa MAGUE, em Alverca do Ribatejo, para o estaleiro da Rocha da Administração Geral do Porto de Lisboa, à época o mais importante de Lisboa, a funcionar desde 1899 e concessionado ao Grupo CUF desde 1937.
A sua encomenda e construção integrou-se num esforço de modernização do estaleiro na vertente da construção naval, numa altura em que aí se construíram duas fragatas da classe ALMIRANTE PEREIRA DA SILVA para a Marinha e se perspectivava a encomenda de uma série de fragatas ligeiras. Infelizmente para a indústria naval portuguesa, o contrato destes navios foi assinado com os alemães da Blohm & Voss e com um estaleiro espanhol, e construíram-se 10 unidades.
O guindaste fazia parte de um conjunto de unidades iguais, que foram desmantelados há uns anos, quando se procedeu também à destruição das carreiras de construção de navios. Ficou este sabe-se lá porquê, e entretanto tornou-se um ícone da paisagem ribeirinha lisboeta.
Está agora a ser desmantelado e a sua estrutura será levada para o Seixal e devorada nos fornos da Siderurgia.
Com o velho guindaste MAGUE desaparece mais uma memória das actividades marítimas tradicionais que caracterizaram o Porto de Lisboa durante séculos e fizeram a  grandeza de Portugal.
Mais um acto de Desmaritimização, triste e ignoto. Assim se perde a memória das coisas e ficamos todos mais pobres.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

3 comments:

Anonymous said...

Que pena! Podia lá ter ficado nem que fosse como recordação. Também podiam ter deixado algum guindaste na Pontinha em memória dos muitos anos em que aquele porto era o único na Madeira para a entrada e saída de mercadorias. Mas não! Agora existe um terminal de passageiros (importante para um porto turístico como o Funchal) e um parque de estacionamento que na minha opinião só vai servir para trazer mais carros para o centro da cidade. E talvez para encher os bolsos de alguém!

JJS said...

Só neste Portugal tão mal governado , não há ninguém com bom senso que tome medidas para preservar algum deste nosso património.
Por menos ficamos com estas bonitas fotografias deste guindaste histórico, para mais tarde recordarmos o que foi um dia o porto de Lisboa.

JJS "Defesa Nacional"

CAP CRÉUS said...

Eu confesso que me sinto cansado disto.
Neste país de merda, tudo o que é passado, com história não interessa e é para deitar abaixo.
O meu filho só vai saber de certas coisas e ver certas coisas, pelas fotos e pelas histórias que lhe vou contando!
Somos uns tristes!
Aposto que nem um submarino vai ficar intacto nem uma corveta, nada de nada!