Uma bela tarde de sol, a primeira de Primavera, dia 20 de Março de 2012. Fundeado no Mar da Palha, o navio-graneleiro polaco ZEMIA GNIEZNIENSKA descarrega milho vagarosamente para o batelão RITA, encostado à cábrea MESTRE JANOTA, enquanto por estibordo a cábrea VIGOROSA carrega cereal para outro batelão da classe R, tudo material flutuante pertencente ao Grupo ETE, que este ano comemora 75 anos.
O cargueiro inglês EILEEN C passa pelo ZEMIA, de largada do Tejo após descarga de 4.520 toneladas de trigo e centeio no terminal do Beato da Silopor.
Pouco depois é a vez de o paquete italiano COSTA VICTORIA descer o rio rumo ao Mediterrâneo em viagem transatlântica procedente do Brasil.
O n/m ZEMIA GNIEZNIENSKA foi construído em 1985 e pertence à Polish Steamship Company, a empresa de navegação polaca especializada em fretamentos internacionais. O navio tem o número IMO 8207771, navega com registo liberiano desde 2004 e apresenta as tonelagens seguintes: 16.697 GT e 26.696 TDW. O navio fez escala no Tejo de 19 a 22 de Março.
Por sua vez, o EILEEN C pertence à companhia Carisbrooke Shipping Ltd. apresentando as características principais seguintes: Número IMO 9373503, 2.990 G, 5.000 TDW. Nesta escala o navio esteve em Lisboa de 19 a 20 de Março.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
No comments:
Post a Comment