vinha
mantendo carreiras com vapores entre Inglaterra, Portugal e Espanha
desde 1 de Junho de 1834, quando o ROYAL TAR largou de Londres para
Lisboa com escalas em Plymouth e Falmouth, passando esta actividade a
ter carácter regular a partir de Março de 1835 com a utilização
de diversos navios afretados à companhia Dublin & London Steam
Packet Company, de entre os quais o WILLIAM FAWCETT, considerado o
primeiro navio da frota da P&O por depois ter sido comprado e
reconstruído pela Peninsular & Oriental. O porto de destino mais
importante era Lisboa, e os navios incluiam ainda a Corunha, Vigo,
Cádis e Gibraltar nos seus itinerários.
Logo
em 1836 algumas das viagens foram prolongadas de Lisboa até ao
Funchal com o objectivo de para aí levarem, os primeiros "turistas"
britânicos para fugirem aos rigores do inverno nórdico – seguiam
para a Madeira no Outouno e regressavam a Inglaterra na Primavera
seguinte, e em simultâneo "inválidos", isto é doentes,
nomeadamente tuberculosos que na Ilha da Madeira procuravam ares mais
saudáveis e ao mesmo tempo espalhavam doenças. O primeiro navio de
passageiros da Companhia Peninsular a levar turistas para o Funchal
foi o "esplêndido vapor IBÉRIA", então um dos maiores do
mundo, em Outubro de 1836. O WILLIAM FAWCETT também fez viagens de
Londres e Lisboa para o Funchal na mesma época. Apesar do sucesso
destas iniciativas, os custos muito altos da construção e operação
da frota levaram a Peninsular à beira da falência, o que só foi
evitado com a assinatura do contrato para o transporte do correio de
Sua Majestade Britânica, que se traduziu em 1837 num subsídio anual
de £ 29.600 libras.
A
ligação da companhia a Portugal permanece até aos dias de hoje,
com a presença frequente de grandes paquetes de cruzeiros da P&O
nos portos do Funchal, Horta, Leixões, Lisboa, Ponta Delgada e
Portimão, trazendo muitos milhares de turistas.
Imagens do vapor WILLIAM FAWCETT e do paquete ARCADIA de 1954.
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1 comment:
Recordo bem,na década de 50 e ainda 60, ali na gare da Rocha, o "Arcadia", o "Orcades" e o "Chusan". Parece-me que, na altura, faziam muito turismo escolar pois "inundavam" Lisboa com jovens estudantes.
Cumprimentos,
João Celorico
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