Tuesday, July 10, 2012

SAGRES largou para o Funchal

O navio-escola da Marinha Portuguesa NRP SAGRES iniciou no dia 7 de Julho a sua 59ª viagem de instrução de cadetes da Escola Naval, numa viagem com a duração de exactamente um mês, e cujo planeamento denota as circunstâncias económicas difíceis vigentes, com um itinerário modesto, cumprido principalmente em águas portuguesas, com uma ida a Cádis.








A presente viagem teve início logo ao amanhecer de 7 de Julho, com o transito do navio da Base Naval de Lisboa para o cais de Santa Apolónia, local de onde a SAGRES largou pelas 20H00 do dia 8 de Julho com destino ao Funchal, precisamente 515 anos após Vasco da Gama ter deixado Lisboa para a primeira viagem à India.
A SAGRES desceu o Tejo no seu máximo esplendor, para se mostrar formosa e elegante nos seus 75 anos de navegações, conforme referiu ao BNM o Comandante do navio, capitão de fragata Nuno Sardinha Monteiro: "Ontem, mal largámos cabos, começámos a desfraldar velas, de forma a proporcionar à população das margens do Tejo bonitas imagens do navio. Foi uma faina feita com empenho e com motivação, sendo que pouco depois da passagem entre torres já tínhamos todo o pano (sem excepção) içado e caçado."
Assistimos à largada da SAGRES, a luz não podia estar melhor e o navio brilhava...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment