Wednesday, July 22, 2015

Mestrado em Direito e Economia do Mar

Mestrado em Direito e Economia do Mar. A Governação do Mar - A Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FDUNL), em parceria com outras unidades orgânicas da UNL, e designadamente com a colaboração da Secretaria de Estado dos Assuntos do Mar e do IDiP – Instituto de Direito Público, promove o 2º ciclo de mestrado em Direito e Economia do Mar. A Governação do Mar, o qual visa proporcionar um conhecimento aprofundado das questões atinentes ao Mar em diferentes domínios: jurídico, económico, político, geoestratégico, e tecnológico.
O programa deste mestrado da Nova Direito tem como finalidade a preparação de discentes e a produção de dissertações e/ou estágios e projetos de investigação, sobre temas relacionados com formação e criação de capacidades para uma melhor governance dos oceanos. Outro objetivo do mestrado é a formação de quadros técnicos superiores altamente especializados (de Portugal e do estrangeiro) nas diferentes vertentes previstas no programa. O seu núcleo duro está colocado nas várias dimensões normativas, mormente nas jurídicas, desse esforço; mas não só. Os temas abordados no curso versam as condutas relativas a questões marítimas ao nível nacional, regional, e global, e fazem-no em termos de abordagens holísticas e integradas – de acordo com os princípios estabelecidos pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (UNCLOS), tendo como alvo os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, e no seguimento do Rio+20. A atenção centra-se nas articulações entre o Direito, as Ciências Políticas, Económicas, Sociais, Militares, e Naturais, bem como nos domínios multidisciplinares existentes na interface da investigação e da gestão, e no suporte da tecnologia que viabiliza a prossecução de uma gestão eficaz e sustentável dos Mares e Oceanos.
O currículo do mestrado toma em linha de conta as implicações, designadamente para o caso português, de políticas marítimas regionais, designadamente as da União Europeia e da Estratégia Integrada da Política Marítima da UE no que diz respeito aos espaços marítimos adjacentes ao continente europeu e da sua bacia oceânica de implantação – do Oceano Atlântico aos Mares Mediterrâneo, Negro, Báltico, de Barents, Cáspio, das Caraíbas, Ártico, e Antártico. Em todos estes casos, são colocadas em primeira linha as diferentes exigências e questões que suscita uma governação integrada deste conjunto díspar, no quadro de uma abordagem holística e coerente de atuações políticas e das suas implementações.
A Secretaria de Estado dos Assuntos do Mar atribuirá o título de Auditor de Assuntos do Mar aos discentes que concluírem a parte escolar do curso.
O Coordenador do Curso é o Professor Doutor Armando Marques Guedes. Os Vice-Coordenadores são os Professores Doutores Vasco Becker-Weinberg e Francisco Pereira Coutinho.
Disciplinas, docentes e semestres lectivos propostos - 1º Semestre da parte escolar do 2º ciclo (30 ECTS) - Disciplinas: Direito Internacional do Mar e Direito Marítimo (4 ECTS; 2 horas lectivas presenciais por semana): Prof. Doutor João Caupers; Direito Europeu do Mar (4 ECTS; 2 horas lectivas presenciais por semana): Prof. Doutor Lúcio Tomé Feiteira; Segurança Marítima (4 ECTS; 2 horas lectivas presenciais por semana): Prof. Doutor Armando Marques Guedes; Política do Mar (4 ECTS; 2 horas lectivas presenciais por semana): Prof. Doutor Vasco Becker-Weinberg; Gestão Marítimo-Portuária e Direito Portuário (4 ECTS; 2 horas lectivas presenciais por semana): Mestre Duarte Lynce de Faria; Os Recursos Naturais Marinhos e A Economia do Mar (6 ECTS; 3 horas lectivas presenciais por semana, 13 semanas): Prof. Doutor Vasco Becker-Weinberg e Prof. Doutor Lúcio Tomé Feiteira; Direito dos Seguros (4 ECTS; 2 horas lectivas presenciais por semana): Prof.ª Doutora Margarida Lima Rego. 2º Semestre da parte escolar do 2º ciclo (30 ECTS) - Disciplinas: O Mar e a Identidade Marítima (4 ECTS; 2 horas lectivas presenciais por semana): Prof. Doutor Armando Marques Guedes; Direito Comercial Marítimo Internacional (6 ECTS; 3 horas lectivas presenciais por semana): Prof. Doutor William Sheehy; O Direito do Petróleo e Gás (4 ECTS; 2 horas lectivas presenciais por semana): Prof. Doutor Lúcio Tomé Feiteira; O Modelos Económicos de Desenvolvimento do Mar: da Economia ao Direito (4 ECTS; 2 horas lectivas presenciais por semana): Prof. Doutor Jorge Braga de Macedo, Prof. Doutor Armando Marques Guedes; Meios de Financiamento Nacionais e Europeus Integração das Políticas e Desenvolvimento (4 ECTS; 2 horas lectivas presenciais por semana): Prof. Doutor Jorge Oliveira e Carmo; Direito Marítimo da Responsabilidade Civil (4 ECTS; 2 horas lectivas presenciais por semana): Prof.ª Doutora Ana Prata Os Tribunais Internacionais e o Mar (4 ECTS; 2 horas lectivas presenciais por semana): Prof. Doutor Jorge Bacelar Gouveia e Prof. Doutor Francisco Pereira Coutinho.
As inscrições para este recém-criado Mestrado da Nova Direito (ainda em processo de acreditação) estão abertas até 14 de Agosto de 2015. Para se inscrever, contactar a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Campus de Campolide 1099-032, Lisboa. O e-mail desta, onde se pode encontrar informação suplementar, é o http://www.fd.unl.pt/ O telefone é o 21 384 74 00, e o Fax o 21 384 74 70.
Iimagens / images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: