Monday, March 31, 2008

The N/S SAVANNAH















T
he American nuclear passenger cargo ship SAVANNAH photographed off Port Everglades in the sixties, showing her very elegant hull lines... An old photo sent many years ago by the Port of Port Everglades, long before digital photography and electronic mail turned black & white prints sent by mail a very strange thing of the past...
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NEW YORK PASSENGER SHIPPING 1975

While looking into my old photographs I found that great image of passenger ships in New York. It was taken in June 1975 and sent by The Port Authority of NY & NJ from their old office at One Trade Center, New York. The address is no longer active. Neither are three of the six ships. From left to right, the Norwegian America Line SAGAFJORD is still sailing as the SAGA ROSE; the DORIC ex-SHALOM of Home Lines sunk on her way to under Pullmantur /RCCL ownership the breakers as the SUN. The Italian Line flagship MICHELANGELO was doing her very last voyages and was withdrawn that summer. After an obscure career at the Iranian Navy she was scrapped in Pakistan; the OCEANIC is still cruising under the same name, while the ROTTERDAM (1959) is being converted into an hotel ship in Germany. Her fleet mate STATENDAM was scrapped in Alang after many years of lay up and neglect in Greece...
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Mediterranean On Call Force 1969

Another old photograph sent by the NATO Public Relations in Brussels many years ago. Five ships of the "On Call Force For the Mediterranean" during an exercise: the leading ship is the Italian INTREPIDO followed by the British HMS GALATEA (left) and the American USS CLAUDE V. RICKETTS (right)and the Greek SFENDONI (left) and the Turkish IZMIR (right)...
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A Fragata e o Professor de Matemática
















A
fragata NRP COMANDANTE ROBERTO IVENS foi a terceira da classe JOÃO BELO a integrar a nossa Marinha de Guerra no final da década de sessenta, e a primeira a ser abatida na sequência de um acidente durante um exercício no Mediterrâneo em que avariou gravemente a proa...
Esta fotografia da ROBERTO IVENS foi-me oferecida em 1972 por um professor de Matemática, Dr. Pratas, ainda me lembro do nome. Era um excelente professor e além de saber transmitir os conhecimentos, era exímio na manutenção da disciplina. Ouviam-se as moscas nas suas aulas, e ainda bem que assim era pois mais tarde tive a experiência oposta...
Frequentava um liceu de Lisboa colocado estrategicamente junto ao Tejo e já na época me interessava por navios. A opção por aquele liceu resultava essencialmente da proximidade com o rio e os navios. Infelizmente nesse ano a distribuição de carteiras na sala de aula não me favoreceu e assim fiquei numa das filas do meio, longe das janelas e da vista panorâmica. Nos anos seguintes tive sempre janela, mas dessa vez não foi assim. Não via os navios mas conseguia ouvir os seus apitos e muitos navios eu conhecia pelos apitos. Uma tarde a meio de mais uma aula de matemática ouviu-se o rebocador MUTELA a despedir-se do paquete PÁTRIA, ambos da CCN. A sinfonia distraíu-me e automaticamente fiquei mais irrequieto do que o habitual, não resistindo a tentar espreitar lá para fora, pondo-me meio em pé.
Essa alteração de comportamento, ainda que silenciosa não passou despercebida e à segunda tentativa o Professor perguntou:
- O que se passa, Sr. Luís Miguel?
Respondi com sinceridade: - É o MUTELA a despedir-se do PÁTRIA, desculpe...
- Mais uma distracção e vai para a rua...
O respeitinho era uma coisa muito bonita e não pestanejei mais.
Dias depois, no final de mais uma aula, o Professor Pratas mandou sair todos mas chamou-me à sua secretária com o ar mais sério possível. Esteve o minuto mais longo da minha vida a arrumar os papeis, meteu na pasta, etc..., e depois retirou esta bela fotografia que me ofereceu, dizendo que fizera parte da sua guarnição.
Fiquei muito sensibilizado e nunca mais esqueci este Professor de Matemática que era bom professor e gostava de navios e do mar. Disse-me ainda que só não tinha ido para a rua porque de facto reconheceu que eram mesmo o PÁTRIA e o MUTELA que apitavam. Teve respeito pelo meu entusiasmo marítimo. Já não há professores assim...
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ESCALA INAUGURAL DO ZUIDERDAM EM LISBOA



O paquete holandês ZUIDERDAM, da companhia Holland America, fez a sua primeira escala em Lisboa a 26 de Março último, tendo decorrido a bordo uma cerimónia para assinalar o acontecimento, com a presença de diversas autoridades e do agente portuário. Ver imagens no post anterior.
O ZUIDERDAM é o primeiro de quatro gémeos de 82.000 GT e capacidade para 1968 passageiros construídos em Itália e entregues de 2002 a 2006.
Um dos 105 navios de cruzeiros que este ano têm programadas cerca de 300 escalas em Lisboa, o ZUIDERDAM integra um grupo de 20 navios diferentes que este ano visitam o Tejo pela primeira vez. O seu gémeo NOORDAM vem também a Lisboa pela primeira vez, a 15 de Abril.
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ZUIDERDAM IN LISBON


The Holland America cruise ship ZUIDERDAM made her inaugural call in the Port of Lisbon on 26 March 2008 while on a positioning voyage to Europe. A ceremony to exchange plaques took place onboard with representatives from the Port Authority, Port Agent and the Customs and the Captain and officers of the ZUIDERDAM.
The ZUIDERDAM is the first of a quartet of sisters built in Italy for Holland America and delivered between 2002 and 2006. Two other sisters, the OOSTERDAM and WESTERDAM did already visit Lisbon in the past and the NOORDAM is scheduled to pay her inaugural call in the Tagus in April 2008. The ZUIDERDAM is a moder ship with 81,768 GT, and a maximum pax capacity for 1,968 passengers. She was delivered to Holland America in 2002 and form the Compass-class with her three other sisters. Two near sister ships were completed to other Carnival Group companies, the ARCADIA, delivered to P&O in 2005 and the QUEEN VICTORIA introduced to Cunard in December 2007.
Photos: the ZUIDERDAM Captain with APL Cruise Manager Manuela Patrício and James Rawes Managing Director Mr. Malcolm Rawes
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MAASDAM meeting STATENDAM at sea 1962

Having just returned from the Holland America cruise ship ZUIDERDAM, where those magnificent original paintings can be seen at one of the stairways, I can not resist the publication of those images taken onboard the ship showing parts of a meeting at sea between two Holland America liners in 1962: the STATENDAM of 1957 seen from the deck of the fleet mate MAASDAM.
There are no words to comment the beauty of this picture or the quality of Captain Card artwork. It could not be better...

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia from original paintings by Stephen J. Card onboard the Holland america cruise ship ZUIDERDAM. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, March 27, 2008

MARCO POLO delivered to new owners in Lisbon



The cruise ship MARCO POLO arrived in Lisbon last Saturday, 22nd March at the end of her final cruise for Orient Line (NCL) and was delivered the following Monday to new owners Global Cruise Lines, Piraeus. The photographs were taken on 26 March when the funnel was being repainted, or to be more correct, when the Orient Line funnel was being painted out. The MARCO POLO is berthed at the Rocha Cruise Terminal in Lisbon and she will stay in Lisbon for the next two weeks.
The MARCO POLO will be operated under charter by the German company TRANSOCEAN, of Bremen replacing the ASTORIA. The Global Cruise Lines paid an extra fee to NCL in order to keep the ship's previous name of MARCO POLO. She was built in 1965 in East Germany as the second of five passenger liners of the IVAN FRANKO class, of which she is the final surviver.
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Tuesday, March 25, 2008

Royal Mail Lines cruise ship ANDES in Southampton


The splendid Royal Mail Lines' cruise ship RMS ANDES of 1939 photographed in Southampton by Michael Sutcliffe in the sixties.
This image depicts not only a perfect looking cruise ship with the best possible livery for such ships, a proud name, etc..., but also the lost world of the cargo liners represented by one of the Union-Castle final mail twins and a United States Lines cargo liner.
Texto de /by L. M. Correia. Photograph copyright Michael Sutcliffe. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments.

Monday, March 24, 2008

TRADIÇÕES MARÍTIMAS

Chaminé de uma embarcação de pesca da Ericeira.
A ingenuidade do "design" de cariz popular, muito português, traduz uma visão dos navios simples que entronca na nossa cultura marítima.
Também aqui se tem verificado uma tendência para a desmaritimização, com a redução da pesca artesanal...
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EMBARCAÇÔES EM TERRA

Embarcações de pesca da ERICEIRA estacionadas em terra, uma antiga tradição marítima da Ericeira, pequeno porto de pesca hoje dominado pelo turismo e pela construção cívil.
Esta tradição remonta aos tempos não muito distantes em que o porto não tinha qualquer proteção, para além da Dívina: os barcos encalhavam na Praia dos Pescadores e eram puxados para terra com o auxílio de bois, entretanto substituídos por tractores...

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THE EUROPA at RIO DE JANEIRO

The luxurious German cruise ship EUROPA of 1999 photographed in Rio de Janeiro in December 2003.
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COSTA FORTUNA at sea



In strong contrast with the small classic and beautiful ANDREA posted below, here are two photographs of the COSTA FORTUNA taken at sea in 2003 after she was commissioned by Carnival Corporation Mediterranean arm COSTA CROCIERI.
She was built at the famous Genova Sestri yard of Fincantieri as an Italian version of the 1996-built CARNIVAL DESTINY.
Costa was one of the traditional European shipping companies that lost independence after being taken over by Carnival. The 102.587 GT COSTA FORTUNA can accommodate 3.470 paying "guests" and the crew numbers 1.068. Her interiors were designed by Joe Farcus, mixing the famous Carnival Las Vegas at sea style with the Italian decorative arts seen by an Architect based in Miami.
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The Cruise Ship ANDREA

Although it seems to be more and more difficult to survive the competition of the large cruise ship groups, small can still be beautiful while looking at cruise ships. It is the case with the ANDREA of Elegant Cruises, photographed here while sailing from Lisbon.
The ANDREA was built in 1960 in Trondheim, Norway, for NFDS as the HARALD JARL. After a long career operating the Norwegian Coastal Express service, she was sold in 2002 to the present owners and refitted for luxury expeditionary cruising. She was named after the granddaughter of the owner, Captain Mato Stanovic.
The ANDREA sails under the Liberia flag. The 2.549 GT ship can accommodate 117 passengers and the crew numbers 48.
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Barca VIAJANTE

A barca portuguesa VIAJANTE, cuja imagem serve de decoração a uma casa de praia situada na Ericeira, foi um dos mais famosos navios de comércio portugueses do século XIX.
Foi construída em Damão, India Portuguesa, em 1850, nos mesmos estaleiros construtores da Fragata D. FERNANDO SEGUNDO E GLÓRIA.
Inicialmente armava em galera de três mastros, tinha 377 toneladas de arqueação bruta e 35 metros de comprimento.
Em 1869 a VIAJANTE foi o primeiro navio português a atravessar o Canal do Suez. Posteriormente passou a armar em barca e foi um dos nossos navios afundados pelos submarinos alemães durante a Primeira Guerra Mundial: a 1 de Outubro de 1917, quando seguia com carga geral de Lisboa para o Funchal.
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Friday, March 21, 2008

SEMPRE A ODE MARÍTIMA


E os navios vistos de perto, mesmo que se não vá embarcar neles,

Vistos de baixo, dos botes, muralhas altas de chapas,
Vistos dentro, através das câmaras, das salas, das despensas,

Olhando de perto os mastros, afilando-se lá pró alto,
Roçando pelas cordas, descendo as escadas incómodas,
Cheirando a untada mistura metálica e marítima de tudo aquilo -
Os navios vistos de perto são outra coisa e a mesma coisa,
Dão a mesma saudade e a mesma ânsia doutra maneira.

Álvaro de Campos (Fernando Pessoa)

E o QUEEN ELIZABETH 2 fotografado no Tejo, a 21 de Abril de 2006, imponente no seu costado de gigante, com o MARVILA ao longe com rumo à Trafaria. Fotografia e edição de texto de Luís Miguel Correia

Wednesday, March 19, 2008

RECORDANDO O PAQUETE ANGRA DO HEROÍSMO


Paquete ANGRA DO HEROÍSMO fundeado no Funchal, no período em que fez a linha da Madeira e Açores, de Julho de 1966 a Outubro de 1973. The Portuguese liner ANGRA DO HEROÍSMO at Fuchal, Madeira island while doing the Madeira and Azores passenger and mail service between 1966 and 1973. Fotografia da colecção Luís Miguel Correia (copyright)
O anúncio pela Naviera Armas do lançamento, em Junho próximo, de um serviço regular semanal, de passageiros entre o Funchal e Portimão, é um bom pretexto para recordar a navegação Portuguesa para as Ilhas, com a ficha técnica e histórica do paquete ANGRA DO HEROÍSMO, último paquete adquirido pela Empresa Insulana de Navegação, em 1966.

ANGRA DO HEROÍSMO (1966-1974)
Navio de passageiros e carga a turbinas, construído de aço, em 1954-1955. Nº oficial: I 358; Indicativo de chamada: CSBP. Arqueação bruta: 10 187 toneladas; Arqueação líquida: 6 230 toneladas; Porte bruto: 6 870 toneladas. Deslocamento: 13.900 toneladas. Capacidade de carga: 4 porões para 9 019 m3 de carga geral, incluindo 536 m3 de carga frigorífica. Comprimento ff.: 152,71 m; Comprimento pp.: 138,34 m; Boca: 19,87 m; Pontal: 11,00 m; Calado: 8,71 m. Máquina: 1 grupo de turbinas a vapor AEG, com 10.500 shp a 115 rpm (potência máx. 11 500 shp a 119 rpm); 1 hélice. Velocidade: 18 nós (máx. 19 nós). Passageiros: 323 (80 - 1ª., 243 - turística, (43 em turística A, 80 em turística B, 120 em turística C). Tripulantes: 139. Navio gémeo: AMÉLIA DE MELLO.

O ANGRA DO HEROÍSMO foi construído em Hamburgo por Deutsche Werft A.G. (construção nº 690), com o nome ISRAEL para a Zim Israel Navigation Co., de Haifa, pago pelo governo alemão federal como indemnização por danos ao povo Judeu durante a Segunda Guerra Mundial. Lançado à água a 4-03-1955, seria entregue ao armador em 09-1955 e registado em Haifa (9 853 TAB, 312 passageiros – 24 de 1ª classe, 232 de turística e 56 intermutáveis), destinando-se à carreira Haifa – Nova Iorque. A 24-09-1055 largou de Hamburgo para Haifa com escala em Southampton e em 13-10-1955 saiu de Haifa na viagem inaugural para Nova Iorque, com escala em Nápoles (portos de escala variáveis, incluindo normalmente Nápoles, Gibraltar, Ponta Delgada, Halifax e algumas vezes o Pireu, Palma de Maiorca, Barcelona, Baltimore e o Funchal). Fez este serviço durante 10 anos e em 29-10-1959 foi abalroado pelo cargueiro norte americano AMERICAN PRESS ( TAB, construído em 195X) e reparado no estaleiro de Brooklyn. Em 17-03-1966 foi comprado pela Empresa Insulana de Navegação, S.A.R.L., de Lisboa, para fazer a carreira Lisboa – Madeira – Açores. Entregue em Haifa a 27-04-1966, passou a chamar-se ANGRA DO HEROÍSMO, e saiu nesse mesmo dia para Lisboa (05-05). De 5-05 a 29-06-1966 efectuou diversas reparações e alterações no Tejo, sendo registado no porto de Lisboa a 30-06-1966. Entretanto o FUNCHAL (9 847 TAB, construído em 1961), sofreu uma avaria grave nas caldeiras durante um cruzeiro fretado ao Automóvel Clube de Portugal e em 29-06 o ANGRA DO HEROÍSMO saiu de Lisboa para o Funchal na sua primeira viagem com as cores da Insulana a fim de trazer para Lisboa parte dos passageiros do FUNCHAL. Em 9-07-1966 o ANGRA DO HEROÍSMO saiu de Lisboa na viagem inaugural ao Funchal, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta. Em 7-11-1970 saiu em lastro de Lisboa para o El Ferrol, onde sofreu uma reparação, regressando ao Tejo a 24-12. De 29-12-1970 a 4-01-1971 fez um cruzeiro de Fim de Ano Lisboa – Funchal – Lisboa. Durante o ano de 1971, para além de viagens à Madeira e aos Açores, o ANGRA DO HEROÍSMO fez diversas viagens Lisboa – Bissau, fretado ao Ministério do Exército para transporte de tropas e material de guerra. Saiu de Lisboa na primeira viagem à Guiné em 21-01 regressando ao Tejo na última em 8-10. A partir de 9-1972, com a retirada do FUNCHAL da carreira das Ilhas, o ANGRA DO HEROÍSMO passou a ser o último paquete da EIN a assegurar aquele serviço. Em 14-10-1973 saiu de Lisboa na última viagem à Madeira e Açores, imobilizando no Mar da Palha, em Lisboa após regresso ao Tejo em 25-10. Em 4-02-1974 passou a ser propriedade da CTM – Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, S.A.R.L., devido à fusão da EIN com a CCN, mas já estava decidida a sua venda para sucata, concretizada a 5-04-1974. Em 14-04-1974 chegou a Castellon a reboque procedente de Lisboa, efectuando-se o seu desmantelamento durante o ano de 1974.

Tuesday, March 18, 2008

Naviera Armas new RoPax Ferry service Canary Isles - Madeira - Algarve

Naviera Armas the Spanish ferry company based at Las Palmas has just announced a new service for the summer months of 2008 with their brand new VOLCAN DE TIJARAFE: a weekly voyage from Las Palmas (Friday departures), to Funchal, Madeira (Saturday calls), and Portimão (Sunday) in the Algarve and back. The service runs from June up to September.
The VOLCAN DE TIJARAFE arrived at Viana do Castelo for final fitting out and drydocking on 6th March. She is being built by Hijos de Barreras Shipyard in Vigo. The 20.000 GT ship will operate with a reduced pax capacity of 800 passengers for the voyages. Photograph by Luís Daniel Malheiro do Vale from the PILOT BOAT blog.
Texto /Text by L. M. Correia. Photo copyright L. D. Malheiro do Vale. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Novo serviço ferry Canárias - Madeira - Algarve

A companhia Naviera Armas, das Canárias anúnciou ontem dia 17 de Março que vai fazer uma ligação regular experimental entre Las Palmas, o Funchal e Portimão para passageiros e carga rolante, a partir de Junho próximo.
Esta notícia que está a despertar grande alegria na Madeira, traduz-se na prolongamento da ligação entre as Canários e o Funchal que este armador vem operando desde há dois anos nos meses de Verão.
Em 2008 vai ser utilizado o maior e mais moderno navio da Armas, o VOLCAN DE TIJARAFE, de 20.000 toneladas de arqueação bruta e 23 nós de velocidade de cruzeiro, cuja capacidade será limitada a 800 passageiros.
O navio está a ser acabado nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, onde chegou a 6 de Março procedente de Vigo. Foi construído pelos Astilleros Barreras em Vigo, os quais não dispõem de doca seca, enviando normalmente as novas construções para pintura e acabamento em Viana do Castelo.
O programa de viagens agora anúnciado prevê uma carreira semanal com saídas de Portimão todos os Domingos até Setembro. Fotografias cedidas por Daniel Malheiro do Vale do blogue PILOT BOAT



Text by L. M. Correia. Images copyright L. D. Malheiro do Vale. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

CRUISE LINERS THE WORLD and EUROPA in Rio de Janeiro, Brazil

Luxury in Rio de Janeiro with the cruise ships THE WORLD and EUROPA alongside the cruise terminal in December 2003.
Depois de publicar esta referência ao Rio de Janeiro, encontrei um artigo de Guerra Maio sobre o tema publicado no JORNAL DA MARINHA MERCANTE nº 87 de Setembro de 1949, do qual reproduzo algumas passagens:
"RIO DE JANEIRO GRANDE PORTO DE MAR, ADMIRÁVEL CENTRO DE TURÍSMO - Em matéria de urbanismo e de beleza natural eu não conheço nada mais feliz que o Rio de Janeiro. As grandes cidades marítimas, como Lisboa, Havre, Marselha, Barcelona e tantas outras, tiveram que sacrificar, às necessidades comerciais, a sua principal faixa de rio e de mar.
O Rio de Janeiro não; teve até o condão de estender as suas vastas instalações marítimas, na parte feia da cidade, dando-lhe ao mesmo tempo a vida e animação, que não tinha.
Mais ainda, colocaram o cais acostável para os grandes transatlânticos, na Praça Mauá, espécie de ante-câmara da cidade, e no topo da sua principal e movimentada artéria, a Avenida Rio Branco. (...)"
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NORWEGIAM JADE inaugural call in Lisbon

The cruise ship NORWEGIAN JADE visited Lisbon on 9-03-2008 on her first call at the end of a transatlantic crossing prior to the start of the first season in European waters.
Built in 2006 by Meyer Werft as the PRIDE OF AWAII, the ship was renamed NORWEGIAN JADE earlier this year.
About 300 calls of cruise ships in Lisbon are scheduled for 2008, performed by more than 100 different ships, including 20 inaugural calls. The ship is now undergoing maintenance repairs at Cadiz, Spain.

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EXCHANGE OF PLATES ON THE NORWEGIAN JADE

On occasion of NORWEGIAN JADE's first call to Lisbon on March 9th 2008, a small ceremony was held on board for the usual exchange of plates. Present were representatives from the Port Authority, Harbours Master, the NCL Port Agent, Customs, etc...
In the photograph, Mr. Malcolm Rawes, Managing Director of James Rawes & Co. Ltd. gets a NORWEGIAN GEM palte from the ship's Captain.
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Monday, March 17, 2008

S. GABRIEL em LISBOA

Navio-petroleiro S. Gabriel construído em 1963 em Viana do Castelo, atracado ao cais de aprestamento do estaleiro da Lisnave Rocha nos anos oitenta, em reparação.
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Rebocador Cte. Passos Gouveia em Lisboa

Rebocador madeirense CTE PASSOS GOUVEIA fotografado em Lisboa durante a viagem de entrega em 2003.
Construido em Espanha para a APRAM Portos da Madeira, o CTE PASSOS GOUVEIA tem 244 toneladas brutas sendo uma unidade moderna e eficaz.
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IATE MARIA EUGÉNIA

Iate a motor MARIA EUGÉNIA varado em Ponta Delgada em 2004, com o casario parcialmente desmantelado. Este pequeno navio foi construído na década de 1920 e pertenceu de início a um armador graciosense, transportando vinhos e outras mercadorias. Ao longo dos anos foi sofrendo diversas transformações e em 2003 foi comprado pela Associação para Defesa do Património Marítimo dos Açores, segundo Manuel Vieira Gaspar, investigador e autor de livros muito interessantes sobre temas dos Açores, de entre os quais "Dos Barcos de Boca Aberta aos Navios a Motor" - Contributos para a História da Cabotagem nos Açores. Não sei de facto se o MARIAEUG]ENIA foi recuperado ou se o projecto sucumbiu }as dificuldades do costume.
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Sunday, March 16, 2008

Fragata ALMIRANTE PEREIRA DA SILVA

Fragata NRP ALMIRANTE PEREIRA DA SILVA fotografada em Lisboa a 23 de Janeiro de 1985. O navio acabara de sair da Doca nº 2 da Lisnave Rocha (estaleiro onde fora construída na década de sessenta), e seguiu a reboque para o Alfeite, cruzando-se a meio do rio com a sua irmã ALMIRANTE GAGO COUTINHO, que foi docada em seguida.
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GALP LISBOA em Ponta Delgada em 2003



Imagens do navio de transporte de gás GALP LISBOA, da Sacor Marítima, em Ponta Delgada em Outubro de 2003.
Construído em Espanha, este navio foi comprado novo e chegou a Lisboa a 10 de Agosto de 1985, exactamente 40 anos depois de promulgado o Despacho 100...
A sua aquisição resultou dos esforços do então Administrador da Sacor Marítima Capitão da Marinha Mercante Arlindo Barbosa Henriques, um dos mais brilhantes oficiais de marinha mercante do século XX em Portugal. O Cte. Barbosa Henriques era firme partidária da compra de navios novos versus em segunda mão. Fez muita falta na companhia que perdeu o dinamismo de outros tempos.
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Catamaran INDEPENDÊNCIA


Catamaran INDEPENDÊNCIA ex-GIMLE BIRD, do Governo Regional da Madeira, que na década de 1982 revolucionou os transportes marítimos entre o Funchal e o Porto Santo.
O navio encontra-se imoblizado no Funchal para venda.
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Saturday, March 15, 2008

BANDEIRAS DO CIS

Sempre tive um fascínio pelos navios, pelo mar, e pelas bandeiras associadas aos navios. Gostava especialmente de ver a bandeira "P" (PAPA) içada na verga de sinais dos mastros dos navios de saída ou no estaí de sinais, e já próximo da largada, ver o "P" descer e ser substituído pelo "H" de "piloto a bordo". Os navios mais organizados, no momento de largar arriavam o "jack" à proa, que nos navios mercantes portugueses era a bandeira do município do porto de registo, tal como na Alemanha, ao mesmo tempo que era içada a bandeira nacional na carangueja, no mastro principal, e as quatros letras com o indicativo de chamada, que nos nossos navios, por convenção é CS**, CT** ou CU**.
Hoje tudo isso se perdeu. Há dias à conversa com um amigo que anda a comandar navios de carga de um armador nacional na cabotagem europeia perguntei-lhe se ainda costumava içar o "H" quando embarcava o piloto. Resposta: não tenho ninguém para içar bandeira, só somos 5 tripulantes a bordo, não há ninguém com quem falar... Depois contou-me que da última vez que se mandara um marinheiro içar a bandeira "B" indicativa de haver cargas perigosas a bordo, este fora à popa substituir a bandeira portuguesa pelo dito "B". Santa ignorância, que nem os marinheiros escaparam à cruzada de desmaritimização que assola a Europa e em especial Portugal...
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Recordando o LOBO DOS MARES



Imagens do ferry português LOBO DOS MARES em Viana do Castelo no ano de 2004, meses antes de ser vendido. Veterano da carreira do Porto Santo (Porto Santo Line), que serviu de 1996 a 2003 com os nomes LOBO MARINHO (1996-2003) e LOBO MARINHO I (2003), este navio chamou-se depois LOBO DOS MARES operando em Cabo Verde de Agosto a Dezembro de 2003.
The Portuguese passenger car ferry LOBO DOS MARES photographed at Viana do Castelo in 2004 before her sale. As LOBO MARINHO (1996-2003) and LOBO MARINHO I (2003) she served the Funchal - Porto Santo service of Porto Santo Line.
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DOIS PORTA-AVIÕES NO RIO DE JANEIRO

Os dois porta-aviões da Marinha do Brasil fotografados no Rio de Janeiro em Dezembro de 2003: à esquerda o MINAS GERAIS, já desarmado e à direita o seu sucessor SÂO PAULO, ex- FOCH da Armada Francesa. Pouco depois o MINAS GERAIS foi rebocado para a India e desmantelado em Alang.
The two Brazilian Navy aircraft carriers MINAS GERAIS and SÃO PAULO ex-FOCH, photographed in Rio de Janeiro in December 2003. Soon after the MINAS GERAIS was towed to Alang, India and broken up.
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MINAS GERAIS NO RIO DE JANEIRO


Porta-aviões MINAS GERAIS, da Marinha do Brasil, atracado à Base Naval do Rio de Janeiro, já desarmado, pouco antes de seguir para a India onde foi desmantelado em 2004. Fotografia de Dezembro de 2003. Apesar de o navio se encontrar desarmado, nota-se que houve da parte dos brasileiros o cuidado de manter o velho porta-aviões pintado de cara lavada, mantendo a sua dignidade até ao fim...
The Brazilian aircraft carrier MINAS GERAIS photographed in December 2003 at Rio de Janeiro.
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Porta-aviões SÃO PAULO no Rio


Porta-aviões brasileiro SÃO PAULO (R12) fotografado em Dezembro de 2003 no Rio de Janeiro.
The Brazilian aircraft carrier SÃO PAULO photographed in Rio de Janeiro in December 2003.
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Recordando o GOLFINHO AZUL

Navio de passageiros luso-panamiano GOLFINHO AZUL atracado em Ponta Delada, Ilha de S. Miguel. Este navio foi pioneiro no relançamento das carreiras de passageiros entre as ilhas dos Açores, a cujo serviço se dedicou entre 1999 e 2005. Esteve depois um ano imobilizado em Lisboa sendo vendido a interesses indianos, deixando o Tejo com o nome GOLF em Outubro de 2006.
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Friday, March 14, 2008

ISLAND ESCAPE refiting at the m.s.LISNAVE Setubal yard



The cruise ship ISLAND ESCAPE arrived at Setubal, Portugal on 8 March for a short period of drydock and refit following a positioning crossing from Santos with a stop at Las Palmas for bunkers. I noticed some damage to her bow. She sails from Setubal on 16 March bound for Palma de Mallorca and another season of Mediterranean cruising for Island Cruises.
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Wednesday, March 12, 2008

GIL EANNES EM LISBOA A 25-02-1982


Antigo navio-apoio da frota bacalhoeira portuguesa, o navio-hospital GIL EANNES fez a última campanha do bacalhau em 1973 mas manteve-se a navegar até 1984, como navio de passageiros, durante a descolonização em 1975 e posteriormente como navio de carga. Nesta imagm, tirada a 25 de Fevereiro de 1982, o GIL EANNES encontra-se atracado ao cais do Jardim do Tabaco, em Lisboa, com o casco a pedir tinta...
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Fragata ALMIRANTE GAGO COUTINHO


Fragata NRP ALMIRANTE GAGO COUTINHO fotografada no Tejo a 23 de Janeiro de 1985, numa curta "viagem" a reboque entre a Base Naval de Lisboa e o estaleiro da Lisnave Rocha, em cuja Doca nº 2 o navio entrou pouco depois para beneficiações.
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