Wednesday, February 29, 2012

NRP D. CARLOS I

O navio científico português NRP D. CARLOS I a entrar em Lisboa na tarde de 24 de Fevereiro de 2012. Um dos dois navios oceanográficos da Marinha Portuguesa, o NRP D. CARLOS I ex-USNS AUDACIOUS sofreu recentemente uma prolongada intervenção técnica no Arsenal do Alfeite, sendo bom voltar a vê-lo a navegar...
Aos mais interessados remetemos-los para a página oficial deste navio, aqui...

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Monday, February 27, 2012

COSTA ALLEGRA COM INCÊNDIO A BORDO


Seychelles: Paquete «Costa Allegra» à deriva com mil pessoas a bordo Roma, 27 fev (Lusa) - o navio de cruzeiro «Costa Allegra», da companhia Costa Crociere, está hoje à deriva ao largo das ilhas Seychelles depois de um incêndio declarado a bordo mas já extinto, anunciou a guarda costeira italiana.
«O 'Costa Allegra' encontra-se de momento sem propulsão» na sequência do incêndio, «mas as comunicações funcionam normalmente», diz um comunicado da guarda costeira.
O paquete, de 187 metros de comprimento, com mais de mil pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, partiu de Madagáscar com destino às Seychelles.
Um outro navio da Costa Crociere, o «Costa Concordia», naufragou a 13 de janeiro perto da ilha italiana de Giglio, causando 32 mortos.
O comandante do «Costa Allegra» indicou que «um incêndio se declarou durante a manhã na sala dos geradores, tendo sido extinto».
«Todos os passageiros, de boa saúde e regularmente informados sobre o que se está a passar, foram reagrupados por precaução nos pontos de reunião em caso de emergência no navio», acrescentou a guarda costeira italiana.
Os responsáveis italianos alertaram as autoridades das Seychelles que têm «competência territorial para as operações de socorro» e garantiram ter já identificados os navios mercantes no Oceano Índico que podem prestar ajuda ao navio à deriva.


Wednesday, February 22, 2012

Recordando os cargueiros de Viana para a Colonial

Dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo saíram, ao longo de décadas muitos navios destinados a armadores portugueses que prestaram muitos e bons serviços ao País.
Vivia-se uma época em que havia consciência da importância dos transportes marítimos para a economia nacional e procurou-se sempre ao mesmo tempo apoiar e desenvolver os estaleiros nacionais.
Assim, embora Viana tenha nascido principalmente para construir navios de pesca, cedo começou a diversificar essa primeira vocação, tendo em 1953 construído um primeiro navio de carga, o FUNCHALENSE (II), para a Empresa de Navegação Madeirense.
Os três navios de carga construídos para a Companhia Colonial de Navegação que referimos neste artigo publicado em 1994 na Revista de Marinha foram dos mais interessantes que até à altura se construíram em Viana, sendo de referir que o PORTO e o MALANGE tinham as dimensões máximas possíveis associadas à doca de construção do estaleiro. Chegou a ser considerada a construção de um gémeo do MALANGE, que se deveria chamar PUNGUE, mas depois, com a compra dos navios BAILUNDO e BERNARDINO CORRÊA construídos na Polónia, não se chegou a fazer a encomenda a Viana. O PUNGUE seria muito semelhante ao MALANGE, com a diferença de os paus de carga serem substituídos por gruas.
Faça "click" sobre as imagens para as ampliar e ter melhor leitura dos textos.

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Saturday, February 18, 2012

SAGA PEARL II ex-ASTOR of 1981

The cruise ship SAGA PEARL II photographed at Funchal on 31 December 2010.
Built in Hamburg in 1980-81 as HAMMONIA and renamed ASTOR while fitting out, she was one of the first new cruise ships of the nineteen eighties, starting a new era in the history of passenger and cruise shipping after a period of decline associated to the period of 1965-1980, when it was generaly accepted that the days of the large passenger ships were over and liners like the QUEEN ELIZABETH 2 of 1969 would never be built again... 
The first ASTOR entered service on 14 December 1981 operated by HADAG under the German flag. In February 1984 she was transferred to the South African registry under Safmarine ownership and in August 1985 she was renamed ARKONA replacing the VOLKERFREUNDSCHAFT as the East German "official" cruise ship. In 2001 she became the ASTORIA operating for Transocean Cruises and in April 2010 she was introduced by Saga Cruises as SAGA RUBY II.
SAGA now owns the first German new cruise ships of the eighties: BERLIN, ASTOR and EUROPA...

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Friday, February 17, 2012

LIBERTÉ FUNNELS

One of the French Line SS LIBERTÉ imposing funnels in its finnal form...
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Thursday, February 16, 2012

Paquete LIBERTÉ ex-EUROPA

O paquete francês LIBERTÉ (1946-1962) é um dos grandes navios de passageiros do século XX menos conhecidos, apesar de uma longa e bem sucedida carreira sob três bandeiras iniciada em 1930. 
O navio foi construído em Hamburgo em 1928-1930 pelo famoso estaleiro Blohm & Voss (construção 479), para a companhia Norddeutscher Lloyd, de Bremen, recebendo o nome EUROPA. 
O lançamento à água foi efectuado a 15 de Agosto de 1928 e estava previsto proceder-se à entrega do navio em 1929 mas um grave incêndio ocorrido a 26 de Março desse ano de 1929 no cais de aprestamento do estaleiro, com o EUROPA praticamente pronto, obrigou à sua reconstrução, efectuando-se a entrega ao armador a 22 de Fevereiro de 1930.
O EUROPA iniciou em Bremerhaven a 19 de Março de 1930 a viagem inaugural a Nova Iorque, conquistando a Flamula Azul com a velocidade de 27,91 nós, mantendo este troféu até 1933.
Durante a Segunda Guerra Mundial o EUROPA serviu como navio alojamento em Bremerhaven onde os Norte-Americanos o capturaram em Maio de 1945. 
Passou a servir de transporte de tropas sem alteração de nome e em Junho de 1946 foi transferido para a França, como compensação pela perda do paquete NORMANDIE em Fevereiro de 1942 em Nova Iorque.
O navio foi imobilizado no porto do Havre com o nome LIBERTÉ e afundou-se a 8 de Dezembro desse ano por ter garrado num temporal, descaindo sobre o casco afundado do paquete PARIS, abrindo um rombo nas obras vivas.
Posto de novo a flutuar a 15 de Abril de 1947, foi rebocado para St. Nazaire e reconstruído como paquete de luxo. 
Entrou ao serviço da CGT a 17 de Agosto de 1950, apresentando então 51.839 toneladas de arqueação bruta, transportando 1.513 passageiros em três classes. 
O LIBERTÉ assegurou a carreira Le Havre - Nova Iorque da Cie Génerale Transatlantique juntamente com o ILE DE FRANCE (1927-1959) e o DE GRASSE, este substituído pelo novo FLANDRE.
Com a construção do FRANCE, foi decidida a venda do LIBERTÉ para sucata após conclusão da última viagem transatlântica em Novembro de 1961, pelo que em Janeiro de 1962 o LIBERTÉ chegou a La Spezia, Itália onde foi demolido. 
Na viagem de entrega, cruzou-se com o seu substituto FRANCE ao largo da costa portuguesa.
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Blogue "PORTO DA HORTA"

Com o paquete ex-soviético MARCO POLO ex-ALEXANDR PUSHKIN atracado no molhe a servir de rosto, o blogue PORTO DA HORTA é mais um espaço jovem açoreano a espalhar o gosto pelos navios. Parabéns aos promotores...
Ver aqui o novo blogue.
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Wednesday, February 15, 2012

Estão à espera de quê para começar os asfalteiros?

A Empresa de Petróleos da Venezuela (PDVSA) garante que “não há nada para negociar” na construção, nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, de dois aslfalteiros, reclamando uma “clarificação” de Portugal sobre o processo. “O que havia para negociar está negociado e está no contrato que foi assinado, onde está escrito que o primeiro navio é para ser entregue em Fevereiro de 2014. Além de alguns detalhes técnicos, não há mais nada para negociar”, afirmou hoje à Lusa fonte da delegação da PDVSA, que está de visita aos estaleiros. 
Segundo o mesmo responsável venezuelano, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) já não receberam em Setembro uma tranche de cerca de 6,5 milhões de euros (5%) e este mês outra, de quase 13 milhões (10%), exactamente porque “não estão a cumprir” o contrato. “Neste caso podemos afirmar, como se diz na minha terra, que é o cliente que anda atrás da encomenda”, apontou ainda o mesmo responsável. 
Em causa está um negócio para a construção de dois asfalteiros para a PDVSA, no valor de 128 milhões de euros, cuja entrega está prevista para Fevereiro e Agosto de 2014. 
Os ENVC já receberam a primeira tranche, de 10% do contrato, e desde Julho que têm o projecto de construção concluído e pronto para avançar o que não acontece devido à falta de liquidez para garantir a aquisição do material necessário, no valor de três milhões de euros. 
“O que esperamos é que pelo menos nos apresentem as ordens de compra do aço e dos motores durante o mês de Fevereiro. Depois dessa data começa a ser muito difícil que venham a cumprir os prazos”, acrescentou fonte da delegação de Venezuela. 
A “preocupação” com este negócio é tal que esta delegação, que estará em Viana do Castelo até quinta-feira, já apresentou à Empordef - holding que tutela os ENVC -, um pedido de reunião da administração da PDVSA. 
A própria Empordef reconheceu, há poucas semanas, “negociações” para acertar novas datas de entrega dos navios. 
“Como armadores o que nos interessa é ver obra, coisas a andarem e sobretudo trabalho. E isso não está a acontecer”, apontou ainda. 
Este contrato com a PDVSA, celebrado em Outubro de 2010 com a presença em Viana do Castelo do presidente da Venezuela, Hugo Chavez, é o único ainda activo naquela empresa pública e representa cerca de 1,3 milhões de horas de trabalho durante três anos.
Notícia da Lusa. Moral da história: não descansam enquanto não derem cabo de tudo de vez...
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Rio Coina

Aspectos paisagísticos menos vistos do Porto de Lisboa registados a partir de Vale do Zebro, observando-se em primeiro plano vestígios de um antigo moinho de maré associado à velha fábrica de Biscoito, que terá estado localizada aqui desde o reinado de AFONSO IV no século XIV.
Ao fundo a Siderurgia Nacional...



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CAIS ALPOIM CALVÃO

Estive recentemente em Vale de Zebro, nas instalações da Marinha e escola de Fuzileiros, onde fiquei a conhecer este cais que honra um oficial de Marinha ilustre, o Cte. Alpoim Calvão.
Vale de Zebro, num canto recôndito do Tejo, mais propriamente na ribeira de Coina, é lugar de enormes tradições marítimas e navais, com actividades fabris relevantes desde pelo menos o reinado do rei D. Afonso IV, no século XIV. Aqui se produziu durante séculos o biscoito, aqui se abrigavam os navios após as viagens de descoberta ou à India, aqui se construíram muitos dos nossos navios.
Coina era também um porto fluvial da maior importância, por onde se escoavam as produções agricolas de Azeitão e Palmela...
Hoje Coina permanece ligada ao Mar e à Marinha devido à localização da Escola de Fuzileiros, e devido ao facto de a Marinha Portuguesa saber preservar de forma exemplar o nosso património naval... Fotos registadas a 11 de Fevereiro de 2012 em Vale de Zebro.



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QUANDO CHEGAR A HORA

"Quando chegar a hora decisiva procurem-me nas dunas dividido entre a terra e o mar" - Miguel Torga in Museu do Fuzileiro, Vale de Zebro.
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Saturday, February 11, 2012

Vinhos comemorativos dos 75 anos dos navios CREOULA e SAGRES

A Comissão Vitivinicola Regional de Setúbal apresentou no dia 9 de Fevereiro a bordo do NRP SAGRES uma edição especial de vinhos para assinalar os 75 anos dos navios escolas SAGRES e CREOULA, e os 50 e 25 anos da entrega destes navios à Marinha. 

A bordo do Navio-Escola estiveram mais de uma centena de pessoas, que receberam os novos embaixadores vitivinícolas portugueses. As palavras de apreço da Marinha, pela voz do Almirante Comandante Naval José Alfredo Monteiro Montenegro, resumem: “Há mais vida para além da dívida, alguém disse, e isto que estamos aqui a fazer hoje é viver e a apostar no que é português.”
José Maria da Fonseca, Malo-Tojo e Sivipa prestaram a sua homenagem com quatro vinhos da Península de Setúbal – um branco, um tinto, um tinto reserva, e um moscatel roxo – que baptizaram com os nomes dos símbolos de navegação portuguesa – “NRP Sagres” e “NTM Creoula”.
Para a José Maria da Fonseca (JMF), o Navio-Escola Sagres tem sido, nos últimos anos, palco das experiências de reedição dos seus Moscatéis “Torna-Viagem”. “Foi com enorme orgulho que nos associámos a estas comemorações, criando uma edição especial de vinho branco para a qual se criou uma imagem própria em honra do Navio”, afirma o engenheiro Domingos Soares Franco. Para o efeito, foram produzidas 900 garrafas do vinhoBranco “NRP Sagres” e 300 garrafas Branco “NTM Creoula”. O vinho apresenta-se num estilo moderno, resultado do casamento entre as castas Moscatel de Setúbal, Viognier, Verdelho e Viosinho.
Coube à produtora Malo Tojo a produção dos vinhos tintos 2010 “NRP Sagres” e “NTM Creoula”, com uma produção de 10 mil garrafas, e dos tintos Reserva, 2009 “NRP Sagres” e “NTM Creoula”, com 3 mil garrafas. Para Luís Simões, enólogo residente, foi “com enorme orgulho que aceitámos este desafio da Marinha. O que procurei foi a ligação ao mar, criando vinhos frescos e elegantes.” O Tinto 2010 resulta das castas Castelão e Syrah e o tinto Reserva 2009 da união das castas Touriga Nacional e Alicante Bouschet.
Já o Moscatel Roxo 2009, produzido pela Sivipa, foi o licoroso seleccionado entre dezenas para esta edição comemorativa. Com uma produção de 5 mil garrafas, os Moscatéis Roxo “NRP Sagres” e “NTM Creoula”marcam presença no portefólio especial. “A Sivipa orgulha-se de ser um dos poucos produtores de Moscatel Roxo e orgulha-se bastante de que a Marinha tenha seleccionado este néctar para as comemorações do Navio-Escola Sagres”, refere Filipe Cardoso, enólogo e administrador da Sivipa.

Submarino PERLE no Tejo

Visitou Lisboa de 3 a 7 de Fevereiro o submarino nuclear francês PERLE, que atracou ao cais do Portinho da Costa, na margem sul do Tejo a oeste de Porto Brandão.
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Terminal de cacilheiros do Cais do Sodré

O actual terminal fluvial do Cais do Sodré, inaugurado em 2004 e ampliado em 2009, é a mais importante estação fluvial da margem norte do Tejo, de lá partindo carreiras regulares de barcos de passageiros e ferry-boats para Cacilhas, e de catamarans para o Montijo e o Seixal.
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Rebocador MONTEBELO

Um dos mais bonitos rebocadores actualmente em serviço no porto de Lisboa, o rebocador MONTEBELO é um clássico de origem holandesa. Fotografias tiradas a 3 de Fevereiro de 2012 de bordo do NRP SAGRES. 
O MONTEBELO foi um dos rebocadores que prestou assistência ao navio-escola da Armada durante o trânsito deste navio do Alfeite para o cais de Alcântara onde está aberto ao público para visitas este fim de semana.
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Friday, February 10, 2012

Corveta OLIVEIRA E CARMO deixou Lisboa pela última vez

A Corveta portuguesa NRP OLIVEIRA E CARMO, a última das 10 corvetas portuguesas da década de 1970, deixou hoje, 9 de Fevereiro de 2012, o rio Tejo pela última vez, seguindo a reboque para o Algarve onde vai ser afundada juntamente com a fragata NRP COMANDANTE HERMENEGILDO CAPELO, o patrulha NRP ZAMBEZE e o navio oceanográfico ALMEIDA CARVALHO, com a finalidade de criação de uma frota visitável por mergulhadores, como acontece no Porto Santo com o cargueiro MADEIRENSE de 1962.
Fotografia da OLIVEIRA E CARMO atracada ao estaleiro da Margueira a 3 de Fevereiro último.
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Vapor RIO SECO

Uma bela fotografia de um antigo vapor, denominada RIO SECO, utilizado no transporte fluvial de passageiros em Lisboa. 
A navegação a vapor em Lisboa foi introduzida em Outubro de 1820 com a chegada do vapor de rodas CONDE DE PALMELLA vindo dos estaleiros de Liverpool onde foi construído. Em Portugal fez a carreira costeira entre Lisboa e o Porto e viagens no Tejo de Lisboa a Santarém. Foi o primeiro vapor exportado por estaleiros navais britanicos e o primeiro a atravessar a Biscaia.
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Revista CRUZEIROS

Já saiu a nova edição da revista CRUZEIROS, que com este número 5 dá inicio ao segundo ano de publicação regular, podendo dizer-se que em velocidade de cruzeiro após um primeiro ano e arranque e consolidação.
Esta nova edição dedica grande parte dos seus conteudos à vida a bordo e ao entretenimento nos navios de cruzeiros. Mais uma revista CRUZEIROS a não perder...
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Wednesday, February 08, 2012

LISBON one of the most spectacular ports to sail into Europe

"Lisbon, in my opinion, is one of the most spectacular ports to sail into in Europe. Alongside Venice and Valletta it is one of my favourites, though admittedly less challenging. The pilot boards just off of the symbolic Belem Tower, before you sail past the statue of Henry the Navigator, and under the 25th April Bridge with the statue of Christ looking down from the Southern Bank. Then its just a case of making a wide turn using the breadth of the Tagus and allowing for the strong tidal currents, before docking at the Alcantara Passenger Terminal in the shadow of the Bridge that draws comparisons to the San Francisco Bridge in its visual impact.
Captain Steve Angove, m.s. SAGA RUBY"
Thank you Captain Angove for your interest in the Port of Lisbon, my homeport. One of the most spectacular cruise ports in Europe, one of the greatest ports in the world.
Captain Angove statement on Lisbon taken from the SAGA RUBY blog written on the ship's more recent call in Lisbon in January 2012. LMC
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NRP SAGRES aumentado ao efectivo há 50 anos

Foi há exactamente 50 anos, a 8 de Fevereiro de 1962 que a Marinha Portuguesa recebeu o actual navio-escola SAGRES, ex-GUANABARA, entregue no Rio de Janeiro e aumentado ao efectivo dos navios da Armada nessa data.
"O navio foi entregue e aumentado ao efectivo dos navios da Armada no dia 8 de Fevereiro de 1962, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro", conforme se pode ler no livro SAGRES A ESCOLA E OS NAVIOS publicado em 1984 pela Marinha Portuguesa, com excelentes ilustrações de mestre Roger Chapelet, ilustre pintor de marinha francês e grande amigo da SAGRES e de Portugal.
Este ano de 2012 vai registar ainda a comemoração dos 75 anos do lançamento à água da SAGRES ocorrido em 1937 na Alemanha, assim como os 75 anos dos lugres CREOULA e SANTA MARIA MANUELA.
Após 50 anos de grandes serviços prestados, pode dizer-se sem exagero que o actual navio-escola SAGRES é um dos mais importantes navios portugueses de sempre. Está de parabéns o navio e todos aqueles que ao longo deste meio século contribuíram para o sucesso do navio e de Portugal no Mar. Viva a SAGRES, viva a MARINHA.
Ilustração de Roger Chapelet. A SAGRES,para além do simbolismo inequívoco de portugalidade e maritimidade representa para mim meio século de recordações, a começar por um passeio ao cais do Funchal a 16 de Junho de 1962, de mão dada com o meu Avô Carlos Bettencourt da Câmara Correia, para ver a nova SAGRES, sem saber que dez anos mais tarde ia ter aulas a bordo, subir aos mastros e aprender os conceitos básicos de marinharia no Navio-Escola SAGRES. A SAGRES tem feito sempre parte do melhor da minha vida. E isso tem sido muito bom...
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P&O' S.S. ARCADIA (1954-1979)

The second of four passenger ships in the fleet of the P&O Steam Navigation Company named ARCADIA, one of the oldest shipping concerns in the world, commemorating it's 175th anniversary in 2012.
On the first photo, a B&W image showing the ARCADIA running sea trials in January 1954 off the river Clyde, Scotland, while on the second photo the ARCADIA is seen arriving Lisbon in 1975 on a cruise. One of my first colour photographs, and the first of three P&O ARCADIAs I have been lucky to photograph so far, and I dare to say, the best looking of the three...
The passenger liner ARCADIA was built by John Brown at Clydebank in 1953-1954 for the company's Australia service with her sister ship IBERIA, very similar but with distinctive different features, and built by Harland & Wolff in Belfast.
ARCADIA was the final P&O liner of the immediate post-war period to be sold, in 1979 after 25 years of liner and cruise service. Delivered on 31 January 1954, she arrived in Kaohsiung on 28 February 1979 to be broken up in Taiwan.
She featured 29,664 GRT when built and had a full length of 219,9 meters and could accommodate 1403 pax (699 in first, 704 in tourist-class). In 1970 she was converted for single-class with capacity for 1350 tourist-class passengers.
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Monday, February 06, 2012

Milhares de visitantes na SAGRES





O Navio-escola SAGRES recebeu a visita de 7.760 pessoas a bordo, nos primeiros dois dias em que esteve aberto a visitas,atracado ao cais adjacente à Estação Marítima de Alcântara.
No Sábado 3.298 pessoas e no Domingo 4.462 pessoas foram dar os parabéns à SAGRES, que na próxima Quarta-feira, dia 08 de Fevereiro, completa 50 anos ao serviço de Portugal. Não perca esta oportunidade de visitar um dos mais famosos navios portugueses de sempre.
Fotografias tiradas a 3 de Fevereiro de 2012.
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